FixoMato Grosso do Sul

Agora é oficial: Bitto Pereira assume a presidência da OAB-MS para os próximos 3 anos

A cerimônia de posse foi prestigiada pelo governador Reinaldo Azambuja, além de desembargadores, juízes, procuradores e promotores

A Ordem do Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, realizou nesta sexta-feira (21), a solenidade festiva de posse para o triênio 2022-2024, dos novos Diretores da OAB/MS, Caixa de Assistência (CAAMS) e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MS).

Tomaram posse à frente da OAB/MS o Presidente Bitto Pereira, Vice-Presidente Camila Bastos, Secretário-Geral Luiz Rene G. do Amaral, Secretária-Geral Adjunta Janine Antunes Delgado e Tesoureiro Fábio Nogueira Costa. Na Diretoria da CAAMS, o Presidente Marco Aurélio de Oliveira Rocha, Vice-Presidente Marta do Carmo Taques, Secretário-Geral Euclydes José B. Junior, Secretária-Geral Adjunta Janaína Pouso Rodrigues e o Diretor Tesoureiro Roberto Santos Cunha. À frente da ESA/MS a Diretora-Geral Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, Vice-Diretor João Paulo Sales Delmondes, Secretário-Geral Marcelo Radaelli Silva, Secretária-Geral Adjunta Nabiha Maksoud e Diretor-Tesoureiro Abner Jaques.

A mesa de autoridades foi composta pela Diretoria da OAB/MS, Presidente da CAAMS Marco Aurélio de Oliveira Rocha, Diretora-Geral Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, Conselheiro Federal Mansour Karmouche; Ary Raghiant Neto Secretário-Adjunto da OAB Nacional; José Carlos Rizk Filho, Presidente da OAB/ES; Rafael Lara Martins, Presidente da OAB/GO; Márcio Melo Nogueira, Presidente da OAB/RO; José Augusto Araújo de Noronha, Diretor-Tesoureiro da OAB Nacional; Desembargador Carlos Eduardo Contar, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS); Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral de Justiça de MS; General Ex Fernando José Sant’ana Soares e Silva, Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO); Alexandre Avalo, Procurador-Geral do Município; Desembargador do TRT 24º Região André Luis Morais de Oliveira; Juiz Auxiliar Fernando Chemin Cury; Juiz Federal Ricardo Damasceno, Diretor do Foro da Justiça Federal – seção judiciária de Mato Grosso do Sul; Silvio Pettengill Neto, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal de MS; Reinaldo Azambuja, Governador do Estado de Mato Grosso do Sul; Paulo Corrêa, Presidente da Assembleia Legislativa de MS; e o Delegado Fernando Araújo Campos, Superintendente em exercício da Polícia Federal em MS.

A cerimônia foi aberta pelo Secretário-Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant Neto, que deu posse ao Presidente Bitto, em seguida, o Presidente eleito deu posse aos demais membros da Diretoria 2021/2022, e para os Conselheiros Estaduais.

Presidente da OAB/MS na gestão 2019/2021, Mansour Karmouche fez seu discurso bastante emocionado, agradeceu todo apoio que recebeu durante a sua gestão e ressaltou que cada advogado e advogada constroem uma instituição mais forte. No final do seu discurso, desejou uma gestão exitosa a nova diretoria e agradeceu os anos à frente da OAB. “A batalha que travamos com valorosos advogados e advogadas para manter nossa instituição na proa dos acontecimentos, propondo transformações, estruturas na base, apoiando lutas históricas pelo aprofundamento da democracia, contra a corrupção e pela soberania do Estado democrático de Direito. A palavra que devemos continuar empregando no nosso dia a dia será ‘confiança’, pois a união e os esforços de todos nós levarão cada vez mais a superar as adversidades e criar mecanismos de prosperidade”. Concluiu afirmando que “um líder é aquele que ouve conselhos, pondera, avalia e toma decisões honradas; quem faz tudo sozinho é apenas autoritário e nada edifica de sólido”.

O Procurador-Geral de Justiça de MS, Alexandre Magno, sustentou que a OAB é sua Casa e que não pode existir uma gestão de uma única pessoa, e sim existe um grupo, um compromisso. “Mesmo com uma nova carreira, não se deve esquecer a origem e precisamos evoluir, aprender, acertar e errar”, disse o Procurador. “A OAB é um dos pilares da República e tem o dever de proteger a Constituição, com o papel de garantir a harmonia nacional”.

O Governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja, relembrou as parcerias na gestão 2020/2021. “Em busca da construção de alcançar uma sociedade mais justa, como a fixação de piso salarial, a criação da lei que dá competência legal aos advogados para autenticar documentos, a integração da OAB/MS com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, tornando mais simples a emissão de CNPJ a todos os advogados; a criação do Programa Revoga MS, analisando inúmeros decretos em desuso ou superado por outras normas. Para alcançar tudo isso aprendemos que é preciso estimular o diálogo e a conciliação, criar políticas públicas inclusivas, geradoras de cidadania, facilitar o acesso à serviços essenciais, buscando sempre melhorar a vida das pessoas”.

Em seu discurso, o presidente empossado, Bitto Pereira, relembrou que em janeiro de 2001 foi eleito o primeiro Presidente da Jovem Advocacia, e desde então fez da OAB o seu segundo lar. Passados vinte anos, a advocacia sul-mato-grossense lhe confiou uma grande responsabilidade, de lutar por uma OAB cada vez mais presente. “A missão da OAB, da CAAMS e da ESA/MS é uma só: servir à sociedade. Essa missão exige uma dedicação absoluta, amor pelas nobres causas da Advocacia”.

O Presidente destacou três grandes pautas de sua gestão: “nacionalmente: lutar pelo voto direto para todos os cargos do sistema OAB; regionalmente: lutar pelas prerrogativas e honorários; foco no desenvolvimento de ações de inovação”.

Por fim, concluiu, aclamado pelos presentes, assegurando que essa gestão sempre será conjugada no plural, feita por todos e para todos. “Sem advocacia não há Justiça. Lutaremos pelas nossas prerrogativas, atendimento digno e honorários e com todas as nossas forças, mas sempre com serenidade e diálogo”.

Fonte: OAB-MS/GDS News

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo