BrasilFixoTemporal

Após naufrágio, homem morre vítima do ciclone Yakecan no Rio Grande do Sul

Tempestade também fez vítima no Uruguai e derrubou um balão em Boituva (SP), com nove pessoas a bordo

Ondas quebram sobre o passeio marítimo durante a passagem do ciclone Yakecan em Punta del Este, no Uruguai. A tempestade causou a morte de um homem de 24 anos na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

Ondas quebram sobre o passeio marítimo durante a passagem de um ciclone subtropical em Punta del Este, Uruguai

Imagem de satélite mostra ciclone se aproximando de Região Metropolitana, no Rio Grande do Sul

Ondas quebram sobre o passeio marítimo durante a passagem de um ciclone subtropical em Punta del Este, Uruguai (Foto: RICARDO FIGUEREDO/AFP)

 

 

 

 

 

A @defesacivilbr preparou um manual com recomendações federais de autoproteção para situações emergenciais envolvendo vendavais. Se você está diante do fenômeno, mantenha a calma e siga as instruções para se manter em segurança:

Se ganhar força, Yakecan pode causar estragos semelhantes aos do furacão Catarina de 2004

Meteorologistas que acompanham a evolução do ciclone Yakecan que chega ao Sul do país temem que os ventos, a princípio com direção voltada para o alto-mar, cheguem à costa e provoquem o estrago causado pelo furacão Catarina, em 2004. O fenômeno tratado como uma tempestade subtropical pode, ainda hoje, se tornar uma tempestade tropical com ventos ainda mais fortes. Embora não seja provável, a tempestade pode se converter em furacão. O Yakecan deve ter ventos com velocidade entre 80Km/h e 110km/h. O furacão Catarina registrou rajadas de 180Km/h, deixando 27,5 mil desalojados e 11 mortos. Na época, os prejuízos foram estimados em R$ 1 bilhão e 14 municípios decretaram estado de calamidade pública.

Ciclone Yakecan faz vítimas no RS e no Uruguai

Um barco com três tripulantes naufragou na noite desta segunda-feira (16), no Lago Guaíba, em Porto Alegre, após colidir com pedras, e causou a morte de um homem de 51 anos. Ademar Silveira da Silva ficou desaparecido durante toda a madrugada e teve seu corpo encontrado na manhã desta terça-feira pelo corpo de bombeiros, na Fazenda Arroio Grande, na Zona Sul da capital.

Outros dois tripulantes, Volmir Crestani Frazão, de 53 anos, e Lindomar da Silva, de 55, conseguiram se salvar nadando até a margem do Rio. O barco, que já foi localizado, estava inteiro mas com algumas escoriações.

No Uruguai, um homem de 24 anos morreu na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo