CorumbáCulturaFixo

Após quatro anos de obras de restauração, Igreja Matriz será entregues dia 02 de fevereiro à população de Corumbá

Obra tem recursos federais com contrapartida do Estado e do Município

Em fase final de execução, as obras de restauração e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, devem ser entregues no dia 02 de fevereiro, dia da padroeira de Corumbá. Iniciado em 2017, o projeto sofreu várias interrupções em razão de recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que precisavam ser cumpridas.
Em maio deste ano, o prefeito Marcelo Iunes criou uma “força-tarefa” e delegou ao vice-prefeito, Dirceu Miguéis, a coordenação das ações de conclusão da obra. Acompanhado do vice Dirceu, e de Ricardo Ametlla, que voltou a comandar a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Iunes confirmou a reinauguração da Matriz para o próximo dia 02. “Solicitamos da empreiteira a entrega, até 20 de janeiro, para que possamos fazer a parte da climatização da igreja com a instalação dos equipamentos de ar-condicionado, além dos serviços de finalização”, disse o prefeito.

Com recursos do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal (quase R$ 2 milhões), e contrapartidas da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, a Catedral está sendo totalmente restaurada na parte externa, interna, revestimentos e cobertura do coro.

“Graças a essa parceria com o governador Reinaldo Azambuja, que nunca mediu esforços para ajudar Corumbá, conseguimos a conclusão da obra. É um recurso do PAC Cidades Históricas, mas ficaria muito apertado só com contrapartida da Prefeitura. Então, o Governo do Estado participou do processo e conseguimos os recursos da União com contrapartidas do Estado e do Município. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel, pelo apoio nessa parte financeira”, destacou Marcelo Iunes.

Responsável pela força-tarefa que agilizou a conclusão das obras, o vice-prefeito destacou que a união da gestão municipal levou à conclusão das obras. “Foi uma união muito grande da administração Municipal, que, juntamente com o Governo do Estado, conseguiu avançar. No dia 20 de janeiro será entregue a parte das obras e aí serão feitas as adequações internas para que no dia 02 de fevereiro tenhamos a reabertura da nossa igreja Matriz. Quarenta e quatro anos atrás eu tive o prazer de casar aqui na Igreja Nossa Senhora da Candelária. É uma grande satisfação, como engenheiro, ter sido um dos coordenadores da conclusão dessa obra aqui”, ressaltou Dirceu Miguéis.

“É um anseio antigo da administração e da população. Foi um processo que começou em 2017 e desde lá nós viemos caminhando, trabalhando em cima de projetos, em cima de viabilização de recursos para reformar a igreja, na verdade a Catedral da cidade. É muito significativo para a história do nosso município e do Estado. A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, pontuou Ricardo Ametlla. Também acompanharam a visita o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, e o padre Júlio César Silva Mônaco, pároco da Catedral.

Patrimônio Municipal e Estadual

Construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária tornou-se patrimônio histórico e cultural do município de Corumbá no dia 02 de fevereiro de 2017, por meio do decreto municipal número 1.748.

A declaração, para fins de tombamento, levou em consideração – além das características arquitetônicas da igreja – a proteção do patrimônio histórico cultural local; o valor histórico da Catedral para a cidade; o fato de ter sido construída em 1885 e ser o templo católico mais antigo de Mato Grosso do Sul e ainda o fato de Nossa Senhora da Candelária ser padroeira de Corumbá e da Diocese.

O prédio da Matriz agrega valor ainda maior a um conjunto arquitetônico de muita relevância. Está inserido num complexo de prédios históricos formado pela antiga unidade da Casa Mista, do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) e a sede da Polícia Federal.

No mesmo ano, a Catedral de Nossa Senhora da Candelária foi reconhecida como Bem do Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul. Conforme a publicação, o Conselho Estadual de Cultura concluiu que a Igreja “está entre as edificações de maior expressão quanto à riqueza histórica e arquitetônica de Mato Grosso do Sul”.

O prédio, com elementos da arquitetura eclética, cuja pedra fundamental foi lançada em 1872 pelo pregador imperial e Vigário da Vara, Frei Mariano de Bagnaia, foi inaugurado em 1877. Na igreja fica alojada a padroeira de Corumbá, Nossa Senhora da Candelária, e em sua construção foi encontrado um brasão da Coroa Portuguesa. A Catedral está inserida numa região próxima de outros prédios e monumentos que já tiveram seu valor histórico reconhecido.

Fonte PMC.
Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo