Atletas de Mato Grosso do Sul são base do Brasil no futebol PC para o Parapan.

Foto Divulgação

A seleção brasileira de futebol para atletas com paralisia cerebral, o chamado futebol PC, está realizando os seus últimos preparativos antes de entrar em campo, representando o País nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.

Sendo um dos estados que é referência nacional na modalidade, Mato Grosso do Sul é à base de paratletas da seleção, com cinco jogadores dos 14 convocados para os jogos.

Pelo futebol PC, a seleção conta com os seguintes jogadores sul-mato-grossenses: Bruno da Silva Ayva, da Associação Mobilizadora das Pessoas com Deficiência; Heitor Luiz Ramires Camposano, Jefferson Luiz da Silva e Matheus Aparecido Cardoso de Souza, do Centro Arco Iris de Reabilitação Alternativa (Caira); e Leonardo Giovani Morais, do Club de Regatas Vasco da Gama.

Na comissão técnica da seleção, Marcos dos Santos Ferreira e Yara Helena Yule, ambos do Caira, também representam o Estado no Parapan.

O auxiliar técnico da seleção, Marcos Ferreira, contou como está a preparação da equipe para a estreia, que será amanhã, contra a Argentina.

“A preparação foi boa. Fizemos uma ambientação no CT Paralímpico Brasileiro, onde o professor Paulo [auxiliar técnico] pode fazer suas pontuações dentro do esquema tático, para que a gente possa começar com o pé direito”, declarou Ferreira.

Perguntado sobre as seleções que podem dar mais trabalho para o Brasil, que é o atual campeão dos Jogos Parapan-Americanos e que busca defender o título, o auxiliar técnico da seleção informou que os Estados Unidos e a Argentina estão no páreo com o Brasil.

“Existe uma rivalidade grande com a Argentina, e creio que a Argentina e os Estados Unidos são equipes fortes e, por isso, serão equipes que teremos mais dificuldades”, disse.

O calendário de jogos da seleção brasileira de futebol PC começa em confronto contra a Argentina amanhã, depois enfrenta o Canadá no domingo, Estados Unidos na segunda-feira, os donos da casa, o Chile, na quarta-feira, e a Venezuela na quinta-feira. Já no dia 25, será disputado os jogos valendo o bronze e a medalha de ouro.

PAÍS NA MODALIDADE

O Brasil é o atual campeão da Copa América e dos Jogos Parapan-Americanos. No Parapan, a seleção foi medalhista de ouro nas três vezes em que a modalidade foi disputada (2007, 2015 e 2019).

Agora em Santiago, a seleção busca o seu tetracampeonato. O futebol PC integrou o programa da Paralimpíada entre 1984 e 2016. Nessa competição, o Brasil foi três vezes ao pódio, com uma prata (2004) e dois bronzes (2000 e 2016).

O futebol de PC, assim como a vela, ficou fora das edições de 2021 e 2024, dando lugar ao parataekwondo e ao parabadminton. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) argumentou, à ocasião, que o esporte não teria o alcance exigido: ser praticado em pelo menos 24 países e três regiões do planeta.

MS REFERÊNCIA

Mato Grosso do Sul é uma das potências nacionais no futebol PC. Em 2019, o Estado chegou a ser representado na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol PC por três equipes das 10 que disputaram a competição na época.

Neste ano, o Caira foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol PC sem ter perdido nenhuma partida, ficando na segunda colocação para o Vasco da Gama, por conta do critério de desempate (gols marcados).

Em 2022, a equipe do Caira foi a grande campeã do Brasileiro, vencendo o Vasco da Gama no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Com o placar em 0 a 0 no tempo regular, a decisão foi para os pênaltis, e a equipe sul-mato-grossense balançou a rede do time carioca quatro vezes e sofreu três gols.

“O trabalho que fazemos é bastante árduo. A gente vai muito atrás, e são muitas as dificuldades que a gente sente, na questão das viagens e de transporte, mas a gente nunca deixou a modalidade para trás. Temos a Bolsa Atleta do Estado, que ajuda nossos atletas, e a Funesp [Fundação Municipal de Esporte de Campo Grande] também nos ajuda com o imediato”, descreveu Ferreira.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

Total
0
Shares
Previous Post

Parabéns ao amigo Borél por mais um ano de vida!

Next Post

Mais seguro, MS apresenta redução de todos os índices criminais pelo sexto mês consecutivo

Related Posts
Total
0
Share