Fixo

Aumento da testagem para Covid-19, acende sinal de alerta em MS

Secretário estadual de Saúde disse que esse crescimento da demanda por testagem pode se refletir nos próximos dias em um crescimento da quantidade de casos e de internações

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez nesta quinta-feira (12) um alerta sobre a pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Disse que o número de exames para detecção do novo coronavírus que chegou a cair há algumas semanas para até 400 por dia, voltou a subir. Atualmente oscila entre 800 e 900, com picos de 1 mil coletas por dia.

Ele disse que esse aumento da procura pelos testes pode se refletir nos próximos dias em um crescimento da quantidade de casos e de internações. Nesta quinta são 871 amostras de testes para Covid-19 aguardando resultado nos laboratórios. Desde o início da pandemia o estado já aplicou 334.909 exames para a detecção da doença.

Resende comentou que esse crescimento da demanda de testagem é mais um indicativo de que a doença ainda está muito presente no estado e reforçou que a população não pode afrouxar as medidas de prevenção, como uso de máscara, evitar aglomerações e festas e manter as regras de higiene.

O secretário disse também que a plataforma do Ministério da Saúde que registra o número de mortes pela Covid-19, o Sivep Gripe, teve operação normalizada, após vários dias com problemas. Com isso foram confirmadas 29 mortes pela doença nesta quinta-feira. Esses óbitos, conforme ele explicou, refletem o acumulado entre sábado, dia 7 e quarta-feira, dia 11, quando o banco de dados esteve inoperante.

Nesta quinta, o boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES) confirmou 438 casos novos de Covid-19. O estado atingiu 86.428 infectados. Desse total, já se recuperaram 80.966 pessoas, o que representa 93,6%. Em contrapartida, estão internadas 208, sendo 103 em leitos de terapia intensiva (UTIs). A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 43%.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo