FixoMato Grosso do SulPolícia

Autoridades paraguaias terão 15 para esclarecer atentado contra prefeito da fronteira com MS

Prazo foi determinado pelo Senado do Paraguai

Se depender de uma medida da Câmara dos Senadores do Paraguai, dentro de 15 dias o assassinato do prefeito de Pedro Juan Caballero pode ser eslarecido. O projeto foi aprovado nesta quinta-feira e convoca Ministério Público, a Polícia Nacional e os militares para dar respostas concretas sobre o crime.

Segundo o projeto, “se ao fim de 15 dias não houver progresso ou em caso de falha na sua missão, é ordenado um expurgo profundo nas fileiras policiais começando pelos comissários e vice-comissários do Departamento de Amambay”.

Essas medidas também são extensivas “às autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público, para que arbitram com urgência os meios necessários para servir à investigação e esclarecimento do atentado covarde que pôs fim à vida do citado Prefeito Municipal”.

A senadora Salyn Buzarquis, autora do projeto,  argumentou que esta declaração do Senado é uma forma de levantar a voz sobre o que aconteceu. “A família Acevedo denuncia o crime organizado há pelo menos uma década e nunca foi protegida pelo Estado paraguaio”, defendeu a parlamentar.

Ele disse inda, conforme publicação do Última Hora, que em menos de um ano a família perdeu a filha do governadora Haylée Acevedo e do prefeito José Carlos devido para crime organizado e o caso continua  sem avanços nas investigações.

“Aprovar este projeto é o mínimo que podemos fazer para nos declararmos como um dos poderes do Estado, devemos fazer parte da luta, porque isso é um desafio ao Governo e devemos agir”, disse a senadora liberal.

Já Desirée Masi, do Partido Democrático Progressista (PDP), questionou diretamente a atuação de juízes e promotores que não cumprem seu papel e negligenciam investigações importantes, como a morte de membros da família Acevedo, que no vez, denunciaram vários fatos que ligam membros das forças de segurança.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo