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Quantidade de produtos vencidos nos supermercados de Campo Grande tiveram aumento de 112%

Os números fazem parte da nova Pesquisa do Procon-MS por meio da comparação entre os anos 2020 e 2021

Levantamento realizado pelo setor de estatística da Superintendência apara Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS demonstrou um aumento sensível na quantidade de infrações cometidas em supermercados de Campo Grande se comparados os exercícios dos anos 2020 e 2021. Leve-se em consideração que a quantidade de estabelecimentos fiscalizados foi menor entre o primeiro e segundo anos verificados.

Foram comparadas as quantidades de produtos vencidos encontrados nos locais visitados. Em 2020 foram 115 supermercados enquanto no ano posterior foram 95. No que se relaciona a infrações, 2020 foram 4.677 produtos vencidos detectados enquanto no ano passado o número chegou a 9.928 o que configura um acréscimo de 112,27%. Os produtos impróprios ao consumo pode diversas irregularidades foram 494 dois anos atrás subindo para 3.280 no ano passado, ou seja, um aumento de 563,97 por cento.

Tratando-se de divergência de preços, o órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast detectou que houve decréscimo pouco sensível (-12,62%) e produtos que não apresentaram informações essenciais e necessárias ao consumidor, também estavam em quantidade menor, 723 em 2 020 e 619 ano passado ou seja, (-14,38) por cento. Ficou constado aumento de 134,59% na quantidade de produtos descartados uma vez que em 2020 o total foi de 5.894 e em 2021 essa quantidade atingiu 13.827 produtos.

Do total de locais (115) onde foram realizadas diligências em 2020, 68 foram autuadas enquanto nos 47 restantes foram expedidos relatórios de visitas, uma vez que os problemas encontrados foram irrelevantes. Enquanto isso, dos 96 fiscalizados no ano passado, 51 foram autuados e 45 receberam Relatório de Visita. O relatório gerado pelo levantamento demonstra que, independente da situação de pandemia, o Procon Estadual não diminuiu sua preocupação em proporcionar aos consumidores a segurança que estes necessitam na relação de consumo.

Em relação ao trabalho realizado, Marcelo Salomão reafirma a necessidade dos cidadãos continuarem formalizando denúncias para pode haver punição aos maus fornecedores. “Nossa vigilância é permanente. Entretanto é necessário que os consumidores fiquem atentos e denunciem eventuais irregularidades”, disse Marcelo Salomão.

Fonte: Procon-MS/GDS News

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