Campo GrandeFixo

Campo Grande dá salto de qualidade no atendimento público odontológico

O prédio onde hoje está localizado o CEO Nova Bahia passou por uma revitalização completa e a unidade ganhou mobiliário e equipamentos novos

A assistência odontológica em Campo Grande teve um avanço significativo. Com a abertura de um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Bairro Nova Bahia, e a ampliação treze novas equipes de saúde bucal, a assistência prestada à população teve um salto importante no último ano.

Em funcionamento desde o mês de agosto, CEO II “Dr. José Carlos Ortolan Júnior” – Nova Bahia, atende cerca de 50 pacientes por dia, somando-se as especialidades odontológicas, totalizando aproximadamente 1 mil atendimentos ao mês, sendo referência para continuidade do cuidado à Saúde Bucal oferecido pelas equipes de Atenção Primária do Município. Os atendimentos são todos regulados.

O prédio onde hoje está localizado o CEO Nova Bahia passou por uma revitalização completa e a unidade ganhou mobiliário e equipamentos novos, proporcionando mais conforto e comodidade para os servidores e pacientes atendidos no local.

“Além de atender as normas técnicas e exigências do Ministério da Saúde, tal adequação beneficia não somente os pacientes, mas também os servidores que trabalham no local. É uma forma de proporcionarmos um ambiente mais receptivo para quem vem em busca de atendimento”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

A unidade recebeu pintura interna, manutenção da parte hidráulica e de esgoto (troca de encanamento), adaptação e instalação da bomba de vácuo, equipamento necessário para realização de cirurgias mais complexas.

O uso da bomba de vácuo reduz a formação da névoa contaminante e o seu raio de alcance, e porque a sua potência é muitas vezes maior que a do sugador convencional. Assim podem ser utilizadas em todos os procedimentos odontológicos onde há necessidade de sucção.

Foi realizada ainda adequação visual, conforme as normas do Ministério da Saúde, substituição das cadeiras longarinas da área de espera dos pacientes, substituição das lâmpadas antigas por LEDs, que são mais eficientes e econômicas.

Na área externa, a unidade recebeu manutenção no telhado e poda das árvores, contribuindo para manutenção preventiva e atendendo as reivindicações dos servidores e dos movimentos populares da região.

Além das especialidades obrigatórias, como Endodontia, Cirurgia, Periodontia, Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência e Diagnóstico Bucal com ênfase na detecção do Câncer Bucal, o CEO II Nova Bahia oferta ainda às especialidades de Radiologia e Odontopediatria.

Atendimento odontológico da Prefeitura de Campo Grande. Foto: Assessoria

Rede de Atenção Odontológica

A estrutura de atendimento odontológico do Município é composta por 157 equipes de saúde bucal completas, distribuídas em 58 unidades de saúde da família (USF); 14 unidades básicas de saúde (UBS); Na especializada :3 policlínicas; 1 unidade móvel de prevenção à saúde bucal; 2 unidades móveis (Odontomóvel); 5 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs); 1 laboratório de prótese dentária, 8 unidades de urgência e emergência (atualmente na pandemia): 5 UPA (Cel Antonino, universitário, Almeida, Leblon e moreninha) e 3 CRS (aero rancho, Nova Bahia e Coophavila).

Fonte: Assecom/GDS News

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo