BrasilFixoPolítica

Centrão ironiza fala de youtuber a Bolsonaro: ‘Quem não vai ser tchutchuca do Centrão?’

Nos bastidores, políticos veem recado do grupo ao futuro presidente. Na quinta-feira (19), Bolsonaro tentou tomar celular de jovem que o chamou de maneira jocosa de "tchutchuca do Centrão".

Se existia qualquer constrangimento ou tentativa de rechaçar a imagem de que partidos no Congresso que formam o chamado Centrão são governistas – independentemente do chefe do Executivo – essa postura está cada vez mais fora de moda entre os principais líderes do bloco.

Ontem, após a tensão entre Bolsonaro e um youtuber em Brasília – que provocou o presidente ao chamá-lo de “tchutchua do Centrão”, levando o presidente a segurá-lo pela gola para tentar tirar seu celular- o blog procurou integrantes do governo para repercutir o incidente.

Em um primeiro momento, auxiliares do presidente chegaram a duvidar, achando que o relato era fake news – afinal, como o presidente da República poderia sair do carro e partir para uma “briga de rua” com um militante?

Quando ficou claro que era fato – e estava registrado em imagens -, o destempero do presidente foi lamentado por auxiliares, que torcem para que ele apenas foque na economia e explore a religião como método para vencer Lula.

Mas a principal reação política de aliados do Centrão de Bolsonaro, no Congresso – os verdadeiros caciques do bloco e donos da pauta – foi a seguinte: o youtuber tem razão no que diz quando provoca o presidente da República com uma frase que sugere que o chefe do Executivo é submisso e comandado pelos pleitos e demandas do bloco.

Mas o Centrão diz que o recado do youtuber não é apenas para o atual presidente da República – é para qualquer um que se eleja como chefe do País.

Um dos mais importantes aliados de Bolsonaro, da cúpula do Congresso,  ironizou e resumiu assim a polêmica: “Mas ele tá errado? Quem não vai ser tchutchua do Centrão?”.

Com o favoritismo de Lula se repetindo nas pesquisas atuais – o que são fotografias do momento – o Centrão reforça o jogo duplo: faz o que pode para reeleger Bolsonaro – pois terá mais poder com o presidente da República. Mas o Centrão também já dá sinais nos bastidores de que, se for Lula o eleito, o petista sabe que não vai governar sem o bloco.

A não ser que crie o seu próprio Centrão com outros partidos, uma espécie de “Centrão do B”, como ironizam parlamentares.

Se for Lula, Arthur Lira, por exemplo, que nunca conversou com o petista, pode ver patrocinado um adversário pelo Planalto para derrotar sua reeleição à presidência da Câmara.

Mas líderes do Centrão lembram que, toda vez que o PT tentou interferir na disputa pelo comando da Câmara, foi derrotado e, num dos mais emblemáticos casos, enfrentou um inimigo no comando dos deputados: Eduardo Cunha.

Perfil médio do candidato nas eleições gerais é homem, negro, casado e com ensino médio

Por isso, o Centrão já pisca nos bastidores para interlocutores de Lula – e esta semana em Brasília, por causa da posse no TSE, foi recheada de encontros reservados entre esses campos políticos – para sinalizar que, se Lula ganhar, ninguém vai fechar porta ou recusar convite para conversar. Não fizeram no passado, não farão agora.

Sugerem, apenas, duas preocupações nessas conversas reservadas: a primeira é sobre o Orçamento secreto. Acham improvável que Lula consiga acabar com a prática pois repetem ao QG de Lula que parlamentares da oposição negam publicamente, mas seriam beneficiários também.

E o segundo ponto tratado é o seguinte: se o PT ganhar, Lula  não precisa patrocinar – mas não atrapalhar – os projetos de poder do Centrão no Congresso pois, como gostam de definir, quando decidem ser  inimigos do Planalto “são muito trabalhadores”.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo