BrasilEnchentesFixo

Chuva deixa carros submersos e causa alagamentos em Osasco, na Grande São Paulo

Com chuva, todas as regiões da capital e as marginais Pinheiros e Tietê entraram em estado de atenção

A chuva forte que caiu na cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (20) alagou ruas e deixou carros submersos em Osasco, na Grande São Paulo. Lojas do Calçadão, tradicional reduto de comércio local de Osasco, foram tomadas pela água. Clientes e funcionários ficaram ilhados e parte do Calçadão ficou intransitável.

Calçadão de Osasco foi tomado pela água.  — Foto: Thiago Monte Claro/Arquivo pessoal

Calçadão de Osasco foi tomado pela água.  — Foto: Thiago Monte Claro/Arquivo pessoal

Loja é invadida pela água na região do Calçadão — Foto: Thiago Monte Claro/Arquivo pessoal

Loja é invadida pela água na região do Calçadão — Foto: Thiago Monte Claro/Arquivo pessoal

Um carro caiu em um córrego na Av. Bussocaba. Nenhuma pessoa ficou ferida na ocorrência.

Em nota, a Prefeitura de Osasco informou que a média da chuva entre 16h e 17h no município foi de 60 milímetros de água, a previsão da Defesa Civil era de 8 milímetros. “A quantidade de chuva provocou alagamentos e transbordamentos, atingindo principalmente os bairros Centro, Km 18, Km 21 e Quitaúna.”

“Não há registros de desalojados ou desabrigados. Houve 14 chamados para queda de árvore e para 2 carros que caíram dentro do córrego, em frente à prefeitura”, completou.

Chuva na capital

Todas as regiões da cidade de São Paulo e as marginais Pinheiros e Tietê entraram em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O alerta foi emitido por volta das 15h30. O estado de emergência terminou por volta de 18h40 em todas as regiões.

Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram precipitação moderada e forte na Zona Leste, nas subprefeitura da Mooca e de Aricanduva/Formosa.

Estação da CPTM e calçadão comercial sofrem inundação em Osasco, na Grande SP

Em Itaquera, na Zona Leste, a Travessa Maria Pinto Labiapari foi tomada pela água.

Em Pirituba, na Zona Norte, Itaquera, na Zona Leste e Vila Leopoldina, na Oeste registraram chuva de granizo.

O córrego Franquinho, na Dom Hélder Câmara com a Rua Dona Joaquina Santana não suportou o volume de chuvas e transbordou por volta 17h45.

Por conta da chuva, os trens da linha 12 – Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circularam com velocidade reduzida e com maior tempo de parada nas plataformas entre as estações Brás e Calmon Viana, por conta de alagamento na via.

Em nota, a CPTM informou que a circulação de trens foi prejudicada nas linhas 10-Turquesa e 12-Safira.

Até às 19h04, a circulação da linha 12-Safira, no trecho da estação Aracaré a circulação estava sendo feita em via única. Sem circulação no trecho entre as estações Jardim Romano e Engenheiro. “A circulação ocorre em dois trechos: de Jardim Romano a Brás e de Engenheiro Manoel Feio até Calmon Viana”.

Já a linha 10-Turquesa, enfrentou problemas técnicos nos equipamentos de via na região da estação Juventus-Mooca, e os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações.

A Prefeitura de São Paulo informou que a Defesa Civil da capital atendeu 118 chamados para quedas de árvores, cinco desabamentos, quatro deslizamento e dez rachaduras de edificação, além de três pontos de alagamentos entre às 7h às 19h nesta quinta-feira (20).

Ao todo, foram 140 atendimentos. A área mais atingida foi zona norte com 58 atendimentos.

Segundo a Prefeitura, a Zona Oeste e o Centro foram as mais atingidas nas chuvas. O valor pluviométrico registrado na Lapa foi de 61,2mm, equivalente a 23,9% dos 255,7mm esperados para o mês. No Córrego Anhangabaú o valor acumulado também foi alto, cerca de 49,8mm, o que equivale a 19,5% dos 255,7mm esperados para o mês durante o estado de atenção.

Até às 19h20, os bairros que tiveram os maiores volumes de chuva registrados pelo CGE foram os seguintes:

Lapa – 61,2mm

Vila Mariana – 43,4mm

Sé – CGE – 30,8mm

Butantã – 38,6mm

Cidade Ademar – 30,0mm

Segundo o CGE, também foram registradas rajadas de vento nas seguintes regiões:

M Boi Mirim, Zona Sul, às 16h10 – 44,7km/h

Campo Limpo, Zona Sul, às 16h20 – 39km/h

Cidade Ademar, Zona Sul, às 16h20 – 31,8km/h

Capela do Socorro, Zona Sul, às 16h20 – 38km/h

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo