arte cultura literatura cinema e televisãoDestaquesMato Grosso do SulNotíciasPolítica

Clube social de Rochedo é modernizado e ganha nome de Chico Catarina, maior liderança política da história da cidade

Dona Maria Sem Troco também é homenageada dando nome à praça pública implantada próxima ao Clube Social

O Clube Social de Rochedo foi modernizado por ação da Prefeitura _Entrevista

O Clube Social de Rochedo passou por ampla transformação e foi entregue à população rochedense na última sexta-feira, 5, durante concorrida e emocionante solenidade liderada pelo prefeito Francisco de Paula Ribeiro Júnior, o Juninho de Paula (PSDB).

As principais lideranças políticas do município prestigiaram a solenidade que emocionou a todos devido à justa homenagem prestada àquele que foi a maior liderança política da história da cidade, ex-prefeito Francisco de Paula Ribeiro, pai do atual prefeito municipal.

A reforma, ampliação e modernização do Clube Social foram executadas com recursos próprios municipais e representaram o resgate de mais um dos compromissos de campanha do prefeito Juninho de Paula que segue o caminho de seu saudoso pai e vai se consolidando como o melhor prefeito do município nas últimas duas décadas.

Em discursos emocionados, as lideranças presentes ao ato inaugural reverenciaram a memória de Francisco de Paula Ribeiro lembrando que foi ele quem implantou as primeiras obras de infraestrutura urbana de Rochedo, como a pavimentação asfáltica das ruas centrais da cidade e a implantação de logradouros públicos visando o lazer, a cultura e o entretenimento do povo rochedense.

Em sua gestão, Rochedo ganhou benefícios importantes como o Ginásio de Esportes Deputado João de Paula Ribeiro, a Unidade Mista de Segurança Pública e o Clube Social que agora leva seu nome. Essas obras foram erguidas graças às parcerias efetivadas com o Governo do Estado.

CHICO CATARINA – Conhecido em todo o Estado como “Chico da Catarina” que acabou se tornando “Chico Catarina”, com o passar dos anos, o goiano Francisco de Paula Ribeiro inscreveu seu nome na história do município ao administrá-lo por dois mandatos que somaram 10 anos.

Foi em suas administrações que o município passou a ser conhecido e se tornou ponto de encontro de muitos sul-mato-grossenses ávidos por uma cidade pacata que, entre outras atrações, lhes oferecesse a possibilidade de passar o dia às margens caudalosas do outrora muito piscoso Rio Aquidauana.

Nascido em 2 de outubro de 1934 e falecido em 19 de maio de 2018, Chico Catarina viveu toda sua vida ao lado de sua companheira de todos os dias, senhora Helena Ribeiro. Do casamento com Dona Helena, além de Juninho de Paula, o casal foi pai e mãe exemplares também de Maria Helena e Maria Angélica.

Sua esposa Dona Helena seguiu para o plano divino no dia 12 de agosto de 2021, pouco mais de dois meses após a morte de Chico Catarina.

MARIA SEM TROCO – Outra justa homenagem prestada pelas autoridades e população de Rochedo foi destinada à popular Dona Maria Sem Troco. A homenagem foi prestada dando seu nome à praça pública implantada junto ao Clube Social “Francisco de Paula Ribeiro”.

Nascida Maria José da Luz Lira, “Maria Sem Troco” foi a comerciante mais conhecida de Rochedo, e virou personagem da cidade. Ficou famosa por ser dona de um pequeno bar que sequer tinha nome e nunca tinha troco, onde a regra era simples: ou o cliente gastava os trocados no bar ou recebia o troco em balas ou doces.

“Mesmo em uma cadeira de rodas sempre se fazia presente na maioria dos eventos da cidade. No último carnaval com ela ainda viva, Dona Maria se alegrou com a sugestão de criar um bloco com o seu nome”, divulgou em nota de pesar à época o prefeito de Rochedo, Juninho Ribeiro.

“Foi a cidadã Rochedense que mais apareceu na mídia, levando assim, o nome e história do nosso município além das nossas divisas” disse Juninho.

O apelido “sem troco”, dona Maria dizia ter recebido de um antigo delegado da cidade vizinha, de Corguinho; nunca se incomodou com o nome curioso e que lhe rendeu diversas homenagens. Um professor já fez poema sobre ela e até em música do compositor Béko Santanegra a Maria Sem Troco é citada.

Dona Maria Sem Troco faleceu em Rochedo no dia 24 de setembro de 2017.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo