DoençaFixoMato Grosso do Sul

Com oito casos em MS, secretaria de Saúde organiza grupo técnico para enfrentamento da varíola dos macacos

Dos oito casos, sete são em Campo Grande e um no interior; até o momento uma mote foi confirmada

Com a confirmação de oito casos e uma morte confirmada por varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial de MS, a composição do Grupo Técnico de Enfrentamento ao vírus Monkeypox, causador da doença.

De acordo com a publicação, os servidores foram designados em caráter emergencial e a coordenação do grupo será feita pelo assessor militar da pasta, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcello Fraiha.

Ainda segundo o governo de MS, o grupo tem objetivo integrar os setores envolvidos na linha de frente do combate ao vírus e criar uma resposta coordenada e assertiva para mitigar o avanço da doença no âmbito estadual.

No começo de junho, o Ministério Público Estadual publicou uma recomendação para que o governo formulasse um Plano de Contingência para a doença, quando o primeiro caso havia sido confirmado em Corumbá.

De acordo com a SES, o pedido foi atendido e o grupo técnico está dentro das metas traçadas pelo governo para o enfrentamento da doença.

 

Boletim epidemiológico

Segundo os dados da SES, oito casos da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo sete registros em Campo Grande e um em Itaquiraí, interior do Estado.

 

Ao todo são 26 notificações de varíolas dos macacos desde maio no Estado, com 11 casos sob suspeita e sete descartados.

 

O principal sintoma da doença é a erupção cutânea, que são manchas vermelhas na pele e feridas, presente em todos os casos registrados no Estado. Outros sintomas da doença são a febre e a adenomegalia, inchaço que surge no pescoço.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ainda não há tratamentos específicos para o vírus da varíola dos macacos. A atenção clínica deve amenizar ao máximo os sintomas para prevenir sequelas em longo prazo.

Vírus

A Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, que infecta roedores na África, com os macacos se tornando hospedeiros acidentais, assim como o ser humano.

 

Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países. No Brasil 800 casos já foram confirmados.

 

Transmissão

A varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados.

 

A transmissão de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou objetos contaminados. Ela ocorre principalmente por gotículas respiratórias.

A enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo