FixoNotícias

À PF, Dias afirmou ser ‘absurdo’ GSI não ser convidado para reuniões na Secretaria de Segurança do DF

Pasta era chefiada por Torres, preso há três meses; ex-ministro do GSI disse ainda que não prendeu invasores 'porque estava sozinho'

Em depoimento à Polícia Federal o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias classificou como “absurdo” não ter participado de reuniões com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A pasta era chefiada por Anderson Torres, preso há mais de três meses em Brasília por suspeita de omissão em relação aos atos extremistas de 8 de janeiro.

Dias afirmou também que não tinha como fazer a prisão dos invasores porque estava sozinho, e um deles se mostrava “altamente exaltado”. No depoimento à PF, o ex-ministro do GSI acrescentou que cabia ao Exército fiscalizar e até retirar os acampamentos da frente dos quartéis e que não tinha conhecimento das manifestações.

Gonçalves Dias disse ainda que, ao descer para o 3º andar do Palácio do Planalto, conduziu os invasores até a saída, após as portas de vidro, e acrescentou que, no 4º andar do prédio, verificou que havia invasores que estavam sendo retirados por agentes do GSI.

Câmeras de segurança do Planalto filmaram o ex-ministro no 3º andar do prédio, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (veja no vídeo acima). Dias aparece interagindo com algumas pessoas que depredaram o prédio e em nenhum momento faz menção de impedir a ação dos invasores.

As filmagens revelaram, ainda, que servidores do GSI à época teriam facilitado a ação dos vândalos. Em alguns vídeos, agentes aparecem oferecendo água aos criminosos (veja no vídeo abaixo).

Dias pediu demissão do GSI na quarta (19). A partir da revelação das gravações, a situação dele no governo ficou insustentável. O ex-ministro teve uma reunião particular com Lula e decidiu renunciar para evitar um desgaste ainda maior à gestão do presidente.

O depoimento de Dias à Polícia Federal foi uma ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, responsável por uma série de inquéritos na Corte sobre os crimes cometidos em 8 de janeiro. Na quinta-feira (20), ele deu 48 horas à corporação para que interrogasse o ex-ministro.

O que diz Gonçalves Dias
Gonçalves Dias foi interrogado pela Polícia Federal nesta sexta-feira. Ao R7, ele afirmou que o depoimento vai contribuir para esclarecer os fatos e mostrar que ele não teve responsabilidade nos atos extremistas de 8 de janeiro.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo