Campo GrandeFixoImunização

Menos de 6 mil crianças foram vacinadas até o momento na campanha multivacinal

Com 15 dias de campanha, procura segue baixa e preocupa a Secretaria Municipal de Saúde

O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, que muitas vezes deixam de tomar os imunizantes previstos no Calendário Nacional.

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) mostrou que, após 15 dias do início da campanha, apenas 5.964 crianças e adolescentes foram levadas às unidades de saúde. Destas, 4.751 precisavam receber pelo menos uma vacina, número que corresponde a 79,6% do público que procurou por um ponto de imunização.

José Mauro Filho, secretário municipal de saúde, afirmou que a baixa procura pela vacinação é preocupante, já que muitas crianças e adolescentes estão deixando de tomar vacinas que previnem contra doenças graves.

“Apesar de parecer significativo, este número ainda não é satisfatório, e nossa preocupação está principalmente relacionada aos adolescentes, que precisam receber vacinas que previnem contra doenças graves, como câncer, e não vão até as unidades de saúde”

Vale lembrar que a campanha está associada à da poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. A dose aplicada é um reforço à vacina aplicada em três doses antes do primeiro ano da criança, e se destina a menores de 5 anos.

“O reforço de vacinação contra pólio, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é de suma importância uma vez que mesmo erradicada no Brasil, a doença circula em outros países e pode voltar a ser registrada aqui”, completou José Mauro Filho.

Doses disponíveis

Dentre os 18 imunizantes disponíveis para crianças, estão: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Os imunizantes para adolescentes, são: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A vacina da Influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses, e o imunizante contra a Covid-19 segue disponível para toda a população acima dos 3 anos de idade e para demais doses de reforço.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo