Ação PolicialFixoFronteira

Em 10 dias, operação conjunta entre Polícia Federal e polícia do Paraguai destrói cerca de 750 toneladas de maconha na fronteira

Batizada de 'Nova Aliança', a operação já está na 30ª fase. A maioria das ações são feitas em cidades fronteiriças, próximas ao Mato Grosso do Sul.

Na 30ª fase da operação da Nova Aliança, a Polícia Federal e oficiais paraguaios destruíram 748 toneladas de maconha em apenas 10 dias de trabalho. As ações foram feitas em várias cidades brasileiras e paraguaias, região fronteiriça vizinha a Mato Grosso do Sul. O balanço da ação foi apresentado nesta sexta-feira (1º).

A operação é fruto de uma cooperação internacional entre a PF e as autoridades do Paraguai, contra o tráfico de drogas. O principal objetivo da ação era erradicar a produção de maconha no país vizinho.

Nesta etapa, foram erradicados 246 hectares de plantações de Cannabis, produzidas em território paraguaio, principalmente na região de Amambai, norte do Paraguai. Além dos plantios ilegais, 10.283 quilos da droga já pronta para venda e 81 acampamentos, utilizados como apoio dos criminosos, também foram destruídos, conforme nota divulgada pela PF.

Helicópteros do Brasil e Paraguai foram usados para ajudar no reconhecimento de áreas e para o deslocamento dos oficiais, que chegam a quase 100.

A operação que destruiu a grande quantia de maconha foi a apenas a segunda etapa neste ano. Na primeira, realizada no fim de fevereiro, mais de 850 toneladas de maconha foram erradicadas. Ainda estão previstas mais quatro fases da ação, entre Brasil e Paraguai, em 2022.

“A cooperação internacional com a Polícia Federal faz parte da estratégia do Paraguai no combate ao crime organizado para erradicar a produção de plantios de maconha. O intuito é atacar o plantio da droga antes que ela chegue ao mercado brasileiro”, finaliza a nota divulgada pela PF.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo