EconomiaFixoMato Grosso do Sul

Em um ano, tempo médio para abertura de empresas caiu 25,08% em Campo Grande

Digitalização e desburocratização são os principais fatores para a Capital e Estado se destacarem no ranking nacional

Em Campo Grande, o tempo médio para abertura de empresas, em julho deste ano, foi de 23 horas. No mesmo período do ano passado esse tempo era de 1 dia e 7 horas, ou seja, 8 horas a menos, uma queda de 25,08%.

O ritmo de queda do tempo para a abertura de empresas é algo que acontece em todo o Brasil.

Em uma comparação do tempo da Capital e o nacional, Campo Grande ainda sai na frente, com 23 horas, enquanto, no Brasil, o tempo de julho foi de 1 dia e 2 horas.

Os dados são do Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, atualizado na terça-feira (9).

 

Segundo o presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), Augusto César Ferreira de Castro, vários fatores fazem com que o processo seja mais rápido no Estado.

“De forma geral, Mato Grosso do Sul tem se colocado bem no ranking, principalmente pela medidas de modernização e digitalização do acervo da junta comercial”, explica.

Ele pontua que, atualmente, todos os atendimentos da junta são realizados de forma totalmente digital, algo que facilita muito o processo.

Sobretudo, houve melhorias na legislação, promovendo a desburocratização para a abertura de empresas.

Além disso, o sistema evoluiu de uma forma que, se houver constante atualização de dados, vários processos acabam sendo realizados de forma automática pelo sistema.

Sobre a questão do tempo para abertura de empresas, duas etapas são necessárias. Desse modo, estima-se o tempo médio de viabilidade e o tempo médio de registro.

Na Capital, o tempo médio de viabilidade, em junho, foi de 12,3 horas, enquanto o tempo médio de registro foi de 11,1 horas.

Brasil

Em escala nacional, esse tempo foi de cerca de um dia e 2 horas, em julho de 2022.

Segundo o ministério da economia, em julho de 2021, o tempo médio nacional era de dois dias e 16 horas.

Em comparação do tempo entre 2021 e 2022, o resultado atual representou uma redução de 59,4%.

Por sua vez, em relação a junho de 2022, o dado indicou uma queda de 16,1% no tempo médio de abertura de empresas, mês em que levava um dia e 7 horas, ou seja, houve uma redução de 5 horas em julho.

Aberturas

Em Mato Grosso do Sul, foram quase 4.848 mil empresas abertas até julho de 2022. Desse total, 4.606 foram matrizes e 245 eram filiais.

Já em Campo Grande, 2.078 empresas abertas, sendo 2.001 matrizes e 77 filiais.

O Mapa de Empresas mostra, ainda, que o Brasil encerrou julho de 2022 com 19.862.765 empresas ativas, elevação de 1,3% sobre o mês anterior.

Em relação a junho, todos os estados registraram aumento de pelo menos 1%.

Segundo o Ministério da Economia, por atividades econômicas, o segmento de “lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares” apresentou a maior expansão em julho, com 6.539 novas empresas no país.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo