ConflitoFixoFronteira

Família fica presa em protesto ao tentar voltar para o Brasil após festival de música ser cancelado no Paraguai

André Mazini está preso junto dos filhos, esposa e mãe em bloqueio feito por caminhoneiros a cerca de 280 km da fronteira com o Brasil.

O que seriam momentos de alegria, agora, estão se tornado de tensão. André Mazini, junto dos dois filhos, esposa e mãe foram à Assunção (PY) para o festival de música Asunciónico, que foi cancelado. Na volta para casa, em Campo Grande (MS), a família segue presa, há quase 7 horas, em um protesto na região do Chaco, a 180 km da capital paraguaia e 280 km da fronteira mais próxima com o Brasil.

“A viagem está longa. Estamos presos há seis horas, quase sete. Temos vários compromissos em Campo Grande, mas estamos presos neste bloqueio de protestos. No princípio não sabíamos o que era, não estávamos entendendo”, detalha Mazini.

A família, que está dentro de um carro, se deparou com o protesto logo no começo das manifestações. Caminhoneiros paraguaios bloquearam vias de acesso por conta das altas dos combustíveis no país. Outros acessos também estão bloqueados. Os paraguaios pedem por reajustes nos preços da gasolina e óleo diesel.

Após os shows serem cancelados, Mazini saiu de Assunção ainda durante a madrugada, por volta das 4h30, e pretendia chegar em Campo Grande nesta quinta-feira (24).

“Os manifestantes travaram todas as saídas. Rolou uma tensão, os manifestantes atacaram a polícia e os policiais foram embora e não voltaram mais. Não temos nenhuma perspectiva de quando e como vamos sair por aqui”, detalha o jornalista.

Entre os momentos de tensão, o jornalista mencionou um, em que os manifestantes aparecem com pedaços de pau e tentam enfrentar os policiais. “Teve um momento em que tivemos que tirar nosso carro de onde estava, pois o carro estava no ponto de tensão entre manifestantes e polícia”, comenta.

Sem informação, Mazini tentou entrar em contato com o consulado brasileiro no Paraguai, mas não conseguiu retorno.

“Não sabemos como agir. Não conseguimos falar com nenhum dos organizadores. Estamos presos em um protesto, bloqueio. Não sei quando eles vão liberar, não sei se vão liberar hoje, amanhã, muito tenso. Estamos dentro do carro, estamos em uma região que tem postos, mas estamos em beira de estrada. “, relata sobre o momento de incerteza.

Festival cancelado

O festival no Paraguai estava em seu primeiro dia de apresentações e precisou ser cancelado por causa de um temporal.

A cantora Miley Cyrus, que também estava escalada para o festival, usou as redes sociais para relatar que o avião em que estava enquanto seguia para o Paraguai precisou fazer um pouso de emergência após ser atingido por um raio. A cantora se apresentaria no festival Asunciónico, similar ao Lollapalooza no país.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo