cinemaFixoMato Grosso do Sul

Festival de Cinema do Vale do Ivinhema começa neste domingo

Entre a seleção de filmes estão Madalena, de Madiano Marcheti, filmado em Dourados, e O Pai de Rita, comédia de Joel Zito Araújo.

Começa neste domingo, dia 24 de abril, a 17ª edição do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, Festival. A programação, que conta com competição de filmes latino-americanos, vai até o sábado (30). Entre a seleção de filmes estão Madalena, de Madiano Marcheti, filmado em Dourados, e O Pai de Rita, comédia de Joel Zito Araújo.

O evento conta com mostra competitiva de curtas-metragens e longas-metragens, assim como oficinas na área do audiovisual e apresentações culturais. Com o tema “Fundação Nelito Câmara: 18 anos”, esta edição vai abordar as principais realizações e resultados da Fundação Nelito Câmara (FNC).

As ações do Festivali serão concentradas no Galpão das Artes da FNC, em Ivinhema, e os curtas vão passar pelas escolas locais. Os filmes da mostra competitiva de longas vão ser exibidos no Cinelito, que estará no Galpão das Artes. As exibições dos longas acontecerão às 8h, às 13h e 19:30h entre os dias 25 e 29 de abril.

O festival é o mais antigo de Mato Grosso do Sul. A mostra de curtas estudantis do Festival já foi finalista cinco vezes no prêmio Itaú-Unicef.

Programação

Na abertura do evento, o filme O Dom Do Vale, de Ricardo Câmara, será exibido. O longa conta com a supervisão artística de Joel Pizzini e retrata de forma poética a trajetória da FNC. Na sequência, é a vez do público desfrutar de um concerto com a orquestra Prelúdios, dirigida por Eduardo Martinelli, executando Clássicos do Cinema.

Na sexta-feira (29), haverá show com Arnaldo Antunes, Trio. A programação também conta com uma exposição fotográfica que mostrará as principais ações da FNC ao longo dos 18 anos. A exibição tem curadoria de Elis Regina Nogueira.

Os participantes do festival também vão poder acompanhar uma sessão comentada com o cineasta indígena Divino Xavante, que vai apresentar o filme dele “Abdzé Wede, O vírus não tem cura?”. Xavante também vai ministrar uma oficina de criação cinematográfica.

Na 17ª edição não poderia ficar de fora a tradicional mostra competitiva de curtas estudantis. Em 2022, terá o acréscimo de uma mostra de filmes de animação.

 

Fonte DN.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo