FixoPantanalQueimada

Governo federal reconhece decreto de emergência sobre incêndios florestais em MS

Em portaria publicada nesta sexta (12), o decreto abrange os municípios que o bioma Pantanal está presente

Nesta sexta-feira (12), o Ministério do Desenvolvimento Regional por meio da Secretaria Nacional de Proteção Civil, reconheceu o decreto de emergência sobre incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

Publicado no Diário Oficial da União, por meio de portaria nº 2.554, reconhece o decreto nº 129, de 21 de julho de 2022. Abrange os municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Negro e Rio Verde de Mato Grosso.

De acordo com o secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o Governo do Estado por meio do decreto de emergência ambiental no bioma Pantanal, suspendeu toda e qualquer autorização de queima no bioma.

“Isso se deu primeiro em função do baixo nível pluviométrico que nós temos tido na região. Nós estamos com uma seca extrema. Também pelo nível dos rios que estão rapidamente baixando o bioma pantanal e o aumento significativo de incêndios florestais”.

O reconhecimento do decreto, facilita as ações que estão sendo tomadas pelo governo estadual, pois facilita a busca de apoio de estrutura para o combate de incêndios florestais.

O secretário reitera que o governo tem um plano de trabalho estimado de mais de R$ 38 milhões que serão aplicados nas ações de combate a incêndios florestais esse ano no Estado.

“Em função disso nós podemos submeter e solicitar parte desses recursos para combate a incêndios florestais através da Defesa Civil do Estado. Então é mais uma importante ação na busca de prevenção, de redução dos incêndios florestais e também na questão do combate ao fogo em MS”, destacou.

Destaca-se que não é possível fazer prevenção e combate a incêndios de forma isolada, é necessário um trabalho conjunto do poder público e população local.

“ Estamos fazendo um grande esforço para que este ano nós tenhamos índices de incêndios menores, mesmo com a situação crítica sob o ponto de vista climático. Temos tempo seco, biomassa disponível e elevadas temperaturas”, conclui.

Decreto estadual

Diante da estiagem na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou estado de emergência ambiental em todas as cidades em que o bioma está presente, no dia 21 de julho, com validade de 180 dias.

Ou seja, o alerta para queimadas ficará em vigor até dezembro deste ano, já que a situação não tende a melhorar em termos de climatologia.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo