Sem categoria

Grupo de capoeira Kauande da EE João Vitorino Marques se apresenta em Noite Literária, nos 46 anos de Aral Moreira

Os estudantes protagonistas da unidade participam do projeto Capoeira do Programa Arte e Cultura na Escola, coordenado pelo professor Edimar Macre Tikinho – Mestre Japonês

A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Aral Moreira, está realizando com os estudantes protagonistas o projeto Capoeira, do Programa Arte e Cultura na Escola, coordenado pelo professor Edimar Macre Tikinho – Mestre Japonês.

Os estudantes protagonistas pertencentes ao projeto capoeira do Programa Arte e Cultura na Escola, intitulado Grupo de Capoeira Kauande, participaram da Noite Literária, em comemoração aos 46 anos de emancipação do município de Aral Moreira.

Apresentação do Grupo Kauande na Noite Literária, nos 46 anos de Aral Moreira

A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana e por ser praticada em grupo e acompanhada de música constante que impõe ritmo aos movimentos, muitas pessoas a confundem com um jogo ou algum tipo de dança.

Capoeira

O termo capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, provavelmente porque era praticada entre esses matos, com os lutadores próximos ao chão, para não serem descobertos pelos seus senhores.

É preciso dizer que nessa época a capoeira era uma prática proibida, pois com os escravos treinando sua forma de defesa pessoal, poderiam trazer problemas para aqueles que se consideravam seus “donos”.

No entanto, ainda que proibida, a capoeira nunca deixou de ser praticada e ensinada. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

Projeto capoeira faz parte do Programa de Arte e Cultura na Escola do NUAC

“O projeto Capoeira proporciona conhecimento e novas habilidades esportivas e culturais. Além disso, a filosofia da capoeira disciplina e educa os estudantes, ensinando principalmente o respeito ao próximo”, afirma o diretor Djalma Santos.

Arte e Cultura na Escola

O Programa Arte e Cultura na Escola, desenvolvido pelo Núcleo de Arte Cultura (NUAC), é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), como meio de desenvolvimento humano, para contribuir no processo educacional, promover a formação integral do educando e da comunidade escolar na valorização do ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social, além de contribuir para a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática de Atividades Culturais.

Adersino Junior, SED
Fotos: Divulgação

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo