Conflito InternacionalFixoMundo

Guerra na Ucrânia: grupo de combatentes diz que brasileiros morreram em ataque

Com óbitos de Douglas Búrigo e Thalita do Valle, na última sexta-feira, chega a três o número de brasileiros mortos no confronto

Em um mesmo ataque a Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, dois brasileiros voluntários no Exército do país foram mortos pelas forças da Rússia na última sexta-feira. Após o anúncio da morte de Douglas Búrigo, Thalita do Valle foi outra a ter o óbito confirmado no mesmo bombardeio contra o local em que eles estavam.

‘Apavorado’: brasileiro que morreu na Ucrânia enviou áudio, três dias antes, temendo não voltar vivo ao país

‘Dor insuportável’: mãe de brasileiro morto na guerra da Ucrânia se despede em post

Segundo relatos de outros brasileiros que faziam parte do pelotão, o abrigo onde eles estavam escondido

Segundo relatos de outros brasileiros que faziam parte do pelotão, o abrigo onde eles estavam escondidos foi alvo de ataques, e o grupo teria fugido para um bunker. No local, no entanto, Thalita teria morrido por asfixia após um incêndio resultante de novo ataque inimigo, enquanto Búrigo teria sido atingido por morteiros e estilhaços, além de sofrer queimaduras, enquanto tentava resgatar a colega.

“Eu estava junto. Os dois brasileiros eram do meu pelotão, infelizmente. A missão foi de reconhecimento, buscas em um vilarejo de civis, gente ferida, e acabou que teve um incêndio lá. […] Eu não posso falar muita coisa, em respeito à família, em respeito à memória do Douglas, da Thalita, mas, como estão reportando, é verdade o que aconteceu”, disse Sandro Silva, outro brasileiro voluntário no Exército ucraniano.

Ele afirmou que está à frente de um pelotão com dezenas de latinos, entre eles nove brasileiros. Segundo Sandro, Thalita e Douglas estavam há pouco tempo no grupo, mas já tinham “feito a diferença”.

“A gente estava em uma residência de segurança, e, infelizmente, foi atingida. A gente correu para dar socorro. Eu fui para um lado, a Thalita foi para o outro, mas depois a gente acabou se encontrando, teve um incêndio, e a Thalita ficou num bunker, com muita fumaça, e ela acabou asfixiando. A gente conseguiu removê-la intacta, com o corpo inteiro, pequenas queimaduras na mão, mas ela asfixiou. Já o Douglas, infelizmente, ele voltou para dentro da casa, ele foi atrás dela e não conseguiu sair. Ele foi alvejado com um morteiro, então, vários estilhaços pegaram nele, e algumas queimaduras também. Então, os dois foram evacuados, os dois estão numa região de necrotério, o Exército já está cuidando, junto com a família. Eles vão providenciar a repatriação dos corpos”, detalhou.

Procurado, o Itamaraty ainda não se pronunciou sobre as mortes dos brasileiros. O contato por e-mail da Embaixada do Brasil na Ucrânia também foi procurado, mas não enviou resposta até o momento. Por meio das redes sociais, outros brasileiros voluntários na Ucrânia lamentaram as perdas.

Thalita Valle também foi voluntária por um período no Curdistão — Foto: Arquivo

“Luto, por meus dois amigos que tombaram na Ucrânia. Thalita fazia logística e dava apoio na área de saúde. Douglas Búrigo morreu tentando salvá-la. Os dois morreram pensando mais no próximo que em si mesmos. Deus os receba em sua mansão celestial”, publicou Fábio Júnior de Oliveira, brasileiro voluntário no Exército ucraniano, em uma rede social.

Segundo depoimentos de familiares, Thalita era uma pessoa apaixonada pelos animais. De acordo com a mãe, Rose, ela deixou três gatos. Além disso, mesmo se vendo na necessidade de usar armas para defender uma causa, ela afirmava ser contra a violência. Quando criança, ela também chegou a atuar como atriz de TV e de teatro.

“Thata do Vale. Enorme em sua bondade, em sua beleza, sempre pronta para cumprir suas missões humanitárias, para ajudar o próximo, ajudar animais e pessoas. Lá estava ela em Mariana, Brumadinho, Petrópolis, Rio de Janeiro, Irã, Curdistão… e em sua última missão na Ucrânia. Combateu o bom combate até o fim de sua jornada na Terra. Vai em paz, querida, sua luz nunca será apagada de nossas memórias”, compartilhou uma amiga da brasileira, junto de fotos das duas juntas.

Luto oficial

Voluntária na Ucrânia, Thalita Valle também era entusiasta da causa animal — Foto: Arquivo

A prefeitura de São José dos Ausentes (RS), local onde Douglas morava, decretou luto de três dias no território da cidade. O documento foi assinado pelo prefeito Ernesto Valim Boeira, nesta segunda-feira.

Douglas Búrigo era ativo nas redes sociais, onde compartilhava seu dia a dia junto aos militares ucranianos. Seus parentes e amigos lamentam sua morte. A mãe dele, Cleuza Marizah Rodrigues Búrigo, contou num post no Facebook como a família recebeu a notícia.

“Teu pai está aqui sofrendo muito, chorando muito, tentando entender por que tu quis ir. Tua irmã Denise chora a todo instante e o Pedrinho pede para ela parar de chorar. A Deborah está em choque, quieta, não conversa, se fechou. Tua filha estava em desespero no telefone. Enfim filho estamos todos arrasados com a notícia da tua partida. E a dor aumenta mais pois não haverá nem uma última despedida. Eu te amo meu filho. Nós te amamos”, diz um trecho da postagem.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo