FixoMato Grosso do Sul

Hospital Regional tem prazo para explicar sua superlotação ao MP

Inquérito instaurado dia 3 foi aberto ainda em julho, e unidade de saúde tem até penúltima semana de agosto para atender MP

Ainda na quarta-feira (03) passada, o Ministério Público Instaurou Inquérito Civil que estipula o prazo de 20 dias para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul explique os motivos da superlotação de seus Pronto Atendimento Médicos Adulto e Pediátrico.

Conforme o documento, assinado pela Promotora de Justiça, Daniella Costa da Silva, da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, entre as medidas fica solicitado que o hospital obtenha o extrato de Ficha Reduzida atual dos leitos existentes no HRMS.

Além disso, o Regional deverá expedir ofício à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o parecer técnico que aponta para a ocupação máxima no Pronto Atendimento Médico Adulto e Infantil.

Esse parecer técnico, segundo inquérito, é que aponta para os leitos extras instalados em ambientes de passagem, situação essa inadequada que afeta a assistência aos pacientes.

Segundo o inquérito, o Hospital Regional tem até o dia 23 para evidenciar as principai causas de superlotação do PAM Adulto e Pediátrico.

Também, deverá aponta se a unidade fica encarregada de demandas espontâneas, ou apenas pacientes vindos da Central de Regulação.

Ainda, se o Hospital Regional está adotando o plano de ação em situação de superlotação na urgência e emergência, conforme Plano de Capacidade Plena (PCP).

Importante ressaltar que, o Hospital Regional foi procurado pela equipe do Correio do Estado, porém, até o fechamento da matéria, não obtivemos nenhuma resposta.

FONTE:CDOESTADO

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo