Entretenimento

Lázaro Ramos sobre seu estilo de escrita: ‘Capta pelo afeto, mas não deixa de falar as coisas’

Ator fala de seu trabalho como escritor no podcast 'Diálogos Virtuais'. Ouça a entrevista completa!

Lázaro Ramos é ator, apresentador, produtor, escritor, roteirista, diretor… Ufa! São muitos trabalhos e papéis inesquecíveis em novelas, séries e filmes, no teatro, em livros para crianças e também para adultos. Um artista tão múltiplo é o convidado de Gustavo Gontijo no novo episódio do podcast Diálogos Virtuais. No papo, Lázaro conta que, como escritor, deu até um nome para seu estilo: “É a escrita da afetividade. Ela capta pelo afeto, mas não deixa de falar as coisas.”

Lázaro Ramos explica a criação da sua técnica da escrita pela afetividade

Mais conhecido por seu trabalho diante das câmeras, em papéis inesquecíveis como o Foguinho de Cobras e Lagartos (2006) ou o Mister Brau da série de mesmo nome, Lázaro conta como começou a pensar em ser ator:

“Era uma necessidade de me comunicar e fugir da timidez. Me tornar ator possibilitou colocar para fora os meus sentimentos.”

Lazaro Ramos interpretando Foguinho em 'Cobras e Lagartos' — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Lazaro Ramos interpretando Foguinho em ‘Cobras e Lagartos’ — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Lázaro conta que demorou a botar fé na carreira de ator e que, mesmo morando no Rio de Janeiro e já reconhecido, ainda cogitava a possibilidade de voltar a Salvador e desistir da profissão. “A gente não tem muita referência de um ator negro, baiano, jovem e que teve permanência. Eu não sabia que era possível.”

Profissionalmente, o trabalho de ator começou com o Bando de Teatro Olodum, grupo de Salvador que, dentro de seu processo, estimulava a criação coletiva. E é essa época que Lázaro evoca quando escreve: “As ideias vêm com muita facilidade. É como se fosse o menino Lázaro no Bando”, afirma.

Autor de livros infantis, ele diz que seu estilo mudou depois do nascimento de seus filhos, João Vicente e Maria Antônia:

“Antes de eu ter meus filhos, escrevia os livros para a criança que eu fui, para ocupar os livros que eu não tive acesso na minha infância. Quando meus filhos nascem, eu começo a escrever para os adultos que eu quero que eles sejam.”

Lázaro Ramos: escrita da afetividade — Foto: Raquel Cunha/Globo

Lázaro Ramos: escrita da afetividade — Foto: Raquel Cunha/Globo

O cinema sempre esteve presente na carreira de Lázaro Ramos. Em breve, o público poderá conferir sua estreia como diretor de longa-metragem, no filme “Medida Provisória”.

“Sempre quis dirigir. Era um sonho.”

Lázaro Ramos: 'A gente precisa pensar o inimaginável. — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow

Lázaro Ramos: ‘A gente precisa pensar o inimaginável. — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow

Taís Araújo e Lázaro Ramos, parceria no seriado 'Mister Brau', de Jorge Furtado — Foto: Raquel Cunha/Globo

Taís Araújo e Lázaro Ramos, parceria no seriado ‘Mister Brau’, de Jorge Furtado — Foto: Raquel Cunha/Globo

Além de ser um lugar para trocas e debate sobre dramaturgia durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o Diálogos Virtuais também busca dar visibilidade a projetos e instituições que necessitam de ajuda neste momento. Acesse ParaQuemDoar.com.br, plataforma da Globo criada para unir quem quer ajudar a quem precisa de ajuda. Lá, estão organizações que trabalham com o bem-estar coletivo, distribuindo alimentos, itens de higiene e equipamento de proteção. É possível fazer sua doação diretamente ao projeto escolhido.

Fonte: Gshow

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo