ConflitoDestaques

Irã anuncia aumento de enriquecimento de urânio após ameaças de Trump

Segundo o acordo nuclear do qual o país faz parte, o Irã foi autorizado a produzir urânio de baixo enriquecimento com um limite de 300 kg. Não está claro o quão abaixo desse limite o estoque do país está, segundo agência.

O Irã anunciou, nesta segunda-feira (20), que aumentou em quatro vezes a taxa de enriquecimento de urânio, informou a Reuters, conforme divulgado pela agência de notícias Tasnim. O anúncio foi feito dias depois de o país ter suspendido oficialmente alguns compromissos internacionais feitos sob o acordo nuclear.

Sob o acordo, o Irã foi autorizado a produzir urânio de baixo enriquecimento com um limite de 300 kg, e poderia enviar as quantias em excesso para fora do país para armazenamento ou venda. O país afirmou, entretanto, que o teto não se aplica mais, pois diminuiu os compromissos com o acordo por causa da retirada unilateral dos Estados Unidos.

Não está claro, segundo a Reuters, o quão abaixo do limite de 300kg estava o estoque de urânio do Irã. Pelo acordo internacional, o país persa pode enriquecer urânio em 3,67% – bem abaixo dos 90% do grau das armas. Antes do acordo, o Irã enriquecia urânio a 20%.

Por G1

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo