BrasilDestaquesFutebol

Jogada ensaiada e pontaria melhor levam Palmeiras à maior goleada com Felipão

Time vinha pecando nas finalizações, principalmente com Borja, que foi reserva

É óbvio que numa goleada por 5 a 0, como a do Palmeiras sobre o Novorizontino, na terça-feira, a pontaria do time vencedor foi elogiável. Mas é algo também raro neste ano para o time de Luiz Felipe Scolari. Ou para o Verdão de Borja, que tem perdido muitos gols e, não à toa, ficou os 90 minutos no banco de reservas.

Ao contrário do que aconteceu no jogo de ida das quartas de final, em Novo Horizonte, quando o colombiano desperdiçou duas grandes chances nos primeiros 10 minutos, desta vez o Palmeiras aproveitou as oportunidades criadas e já vencia por 2 a 0 (gols de Felipe Melo e Ricardo Goulart) aos nove minutos.

A jogada do segundo gol, feito por Ricardo Goulart, já se tornou uma marca nas últimas partidas. Uma cobrança de escanteio busca o desvio de um dos bons cabeceadores do elenco para a segunda trave, onde um terceiro jogador tenta empurrar a bola à rede.

Já tinha sido exatamente assim também no primeiro gol de Felipe Melo na temporada, na vitória por 3 a 0 sobre o Melgar, quando o volante marcou depois um desvio de Ricardo Goulart.

Foi assim também na primeira partida contra o Novorizontino. Naquela ocasião, porém, o desfecho foi diferente. Mesmo bem colocado, dentro da pequena área, Borja concluiu mal e viu a bola sair pela linha de fundo. Com este gol de Felipe Melo e os outros dois de pênalti (Gustavo Scarpa e Dudu) no Pacaembu, nove dos 24 gols da temporada (37,5%) tiveram uma bola parada como origem. Sim, o Palmeiras de Felipão é um time pragmático mesmo em suas jogadas ensaiadas, mas que, mesmo eventualmente criticado por isso, tem alcançado seus objetivos.

A vitória de terça-feira e a conseqüente classificação colocam a equipe novamente na liderança da pontuação acumulada do Campeonato Paulista. Uma equipe que também lidera seu grupo na Libertadores, com 100% de aproveitamento. Trata-se de um time de resultado. Muitas vezes, de resultados magros, até empates sem gol. Mas que, quando aproveita as oportunidades criadas, também pode golear.

Por G1 — São Paulo

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo