NotíciasTecnologia

DuckDuckGo lista empresas que rastreiam dados de internautas

O serviço de buscas DuckDuckGo, rival do Google Search focado em segurança, revelou ontem (5) seu novo esforço para trazer mais privacidade para a internet: a companhia liberou uma lista com milhares de empresas que coletam dados do usuário durante a navegação. O banco de informações foi montado durante os últimos anos e agora está aberto na web para que desenvolvedores possam utilizá-lo.

Chamada de Tracker Radar, a lista inclui 5.326 domínios e 1.727 empresas que costumam rastrear dados e práticas online de usuários para realizar ações como entregar anúncios direcionados, por exemplo. O compilado de informações foi compartilhado em forma de código no repositório Github e inclui uma série de detalhes sobre a atuação de cada companhia.

Um breve trecho da lista liberada pelo DuckDuckGo. (Fonte: DuckDuckGo/Reprodução)

Segundo explica o DuckDuckGo, as informações garimpadas vão além de apenas listar quais empresas estão por trás da prática de coletar dados e também inclui detalhes sobre o método de atuação. Cada arquivo do Tracker Radar conta com detalhes como prevalência, que é a quantidade de vezes que um domínio aparece no mapeamento, o nome dos sites que possuem os rastreadores e até o impacto no desempenho causado pelas tecnologias de tracking.

Dados já estão em uso

Além de liberar as informações para que desenvolvedores utilizem a lista na criação de escudos contra o rastreamento online, o DuckDuckGo já aplicou o banco de dados em seus serviços. O navegador móvel da companhia, disponível para Android e iOS, já bloqueia todos os Trackers que apareceram no compilado. Os dados também foram aplicados na extensão DuckDuckGo Privacy Essentials, que está disponível para Chrome, Firefox e Safari.

No começo da semana, a equipe por trás do navegador Vivaldi revelou uma parceria com a DuckDuckGo e também implementou um sistema de bloqueio de rastreadores utilizando o banco de dados. A novidade está disponível na versão 1838.3 do browser, que pode ser baixado neste site.

Fonte: Tec Mundo

Mostrar Mais

Editor GDS

ultrawebtecnologia
Botão Voltar ao topo