BrasilDestaquesNotíciasPolítica

Lula diz que é preciso ‘enquadrar’ Banco do Brasil para atuar como ‘banco público’

ESTADÃO

Em evento com micro e pequenos empresários alinhados a sua candidatura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 17, que é preciso “enquadrar” o Banco do Brasil para que a estatal se comporte como um “banco público”, e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deveria “deixar de fazer empréstimos” a grandes empresas e se dedicar a emprestar a pequenos e médios empresários.

“O Banco do Brasil parece bonzinho se tiver orientação governamental. Se não tiver orientação, a burocracia do Banco do Brasil pensa como banco privado. É preciso que a gente enquadre o Banco do Brasil e vamos rodar com o objetivo de fazer com que os bancos públicos virem bancos públicos”, afirmou.

© Fornecido por Estadão – Lula em evento com micro e pequenos empresários Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O petista esteve acompanhado no evento de aliados como o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), que coordena seu plano de governo, e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), seu candidato a vice.

Lula ainda disse não querer que ”bancos públicos tenham nenhum prejuízo”, mas que também não quer “que eles queiram ter os mesmos lucros do banco privado”. “Eles têm de prestar uma função social a esse país”, afirmou.

“Da mesma forma, o BNDES, que vai ter que deixar de fazer empréstimos para grandes empresas e vai ter que se dedicar para emprestar para pequenos e médios empresários, grandes e médios empreendedores. Porque o restante pode tomar empréstimo em dólar, qualquer lugar. Mas o pequeno não tem”, disse.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo