NotíciasTecnologia

MacBook de 12″ e versão Pro sem Touch Bar são descontinuados pela Apple

Após lançamento dos novos MacBooks Air e Pro, fabricante parou de vender versões antigas

A Apple descontinuou o MacBook de 12 polegadas e o modelo Pro de 13 polegadas sem a Touch Bar. Após o lançamento das versões atualizadas do MacBook Air e Pro, a empresa “abandonou” os notebooks antigos. Dessa forma, saiu da loja da fabricante o laptop de 12 polegadas, lançado em 2015 cercado de polêmicas por conta da única porta USB-C e da primeira geração do problemático teclado borboleta. Outro produto que também deixou de ser vendido foi o MacBook Pro 13 sem a Touch Bar, que era uma opção mais em conta da linha profissional, com especificações de hardware mais modestas.

A loja oficial da Apple no Brasil já reflete as alterações na linha: os modelos de 12 polegadas não estão mais disponíveis, assim como a opção do MacBook Pro sem a Touch Bar. Os produtos deram lugar às versões atualizadas dos laptops, com preços a partir de R$ 9.699.

Visto como substituto da linha Air, o MacBook de 12” inaugurou o estilo de design que permanece atualmente nos demais laptops da Apple. O modelo, lançado no Brasil com preços a partir de R$ 8.499, foi o primeiro notebook da Apple ao adotar apenas uma porta USB-C, que serve para dados e carregamento da bateria, iniciando uma tendência na marca de adotar menor variedade de interfaces.

Outra característica do modelo era o hardware mais simples, que apostava em processadores das séries de baixa energia da Intel, sensivelmente mais lentos do que os Core encontrados nos MacBook Air. Esse também foi o primeiro notebook a usar o revolucionário teclado borboleta, muito criticado por conta das teclas de curso curto, embora fosse defendido pela Apple por possibilitar um computador com design ainda mais fino.

Agora apenas modelos do Pro com a Touch Bar estão disponíveis — Foto: Divulgação/AppleAgora apenas modelos do Pro com a Touch Bar estão disponíveis — Foto: Divulgação/Apple

Agora apenas modelos do Pro com a Touch Bar estão disponíveis — Foto: Divulgação/Apple

Ao longo dos anos, o teclado foi adaptado nos demais MacBooks e se tornou uma fonte inesgotável de problemas para o consumidor e para a Apple: frágil, o mecanismo de acionamento das teclas, que lembra as asas de uma borboleta, podia ser danificado por partículas de poeira. Algumas revisões depois, o teclado é mais resistente, mas ainda está propenso a defeitos e às críticas relacionadas ao conforto na digitação.

Já o MacBook Pro 13 sem a Touch Bar apareceu como alternativa aos MacBooks Pro de 2016 lançados a partir de diante. Sem a pequena tela sobre o teclado, o modelo trazia o conjunto de teclas de função convencionais e era a opção mais em conta da linha.

Fonte: Tech Tudo

Mostrar Mais

Editor GDS

ultrawebtecnologia
Botão Voltar ao topo