BrasilFixoNotícias

Mais de 7 milhões ainda não entregaram o IR 2022; prazo termina no dia 31

Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20%

A seis dias do fim do prazo de entrega, mais de 7 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal informou que até as 11 horas desta quarta-feira (25) foram recebidos 26,6 milhões de documentos. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até 31 de maio, quando termina o prazo.

Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam fazer a declaração. O documento pode ser enviado via computador, pelo endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets ou smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20%. O pagamento mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Para facilitar a prestação de conta, o contribuinte pode acessar a ficha pré-preenchida, além de efetuar o pagamento de Darf via Pix, neste ano.

FONTE:G1

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo