Câmara MunicipalCampo GrandeDestaques

Marcio Fernandes aciona Agetran por respeito a vagasespeciais em estacionamentos

O Deputado Estadual Marcio Fernandes encaminhou hoje à Agetran um ofício solicitando a fiscalização do uso de vagas especiais em estacionamentos de espaços públicos e privados de Campo Grande. De acordo com o deputado, o pedido foi motivado pela quantidade de pessoas que desrespeitam a reserva de vagas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física.

“A lei existe para ser cumprida, além de ser uma questão de cidadania. Vemos em mercados ou shoppings até jovens usando vagas de idosos, pessoas sem o menor constrangimento ocupando vagas especiais sem ter direito a elas. É algo que nos incomoda muito, pois essa vaga especial além de ser mais próxima da entrada, ela costuma ser maior, para facilitar a manobra e a locomoção de pessoas com necessidades especiais, como um cadeirante”, disse o deputado.

A reserva de vagas de estacionamento é garantida pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Estatuto do Idoso. Apesar das leis, o desrespeito ainda acontece principalmente dentro de estacionamentos fechados, como mercados ou shoppings, onde o infrator acredita estar livre de fiscalização.

“Muitas pessoas justificam a infração dizendo que ‘é só um minutinho’, mas essa vaga não é dele nem por um minuto, já que pode passar uma pessoa com deficiência na hora e não poder parar, tendo que estacionar em outro local que não seja preparado ou que seja muito distante”, explica Marcio Fernandes, lembrando que o uso de cartão de identificação é obrigatório para ocupar essas vagas, mesmo sendo idoso ou pessoa com deficiência.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo