AgronegóciosFixoMato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem a 2ª maior projeção de crescimento do PIB no País

Evolução do PIB sul-mato-grossense É Decorrente da expansão do agronegócio e da agroindustrialização

Mato Grosso do Sul é o estado com a 2ª maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no país em 2022. Segundo levantamento realizado pela Tendência Consultoria, a projeção indica que o PIB deve chegar a 4,6% neste ano, atrás apenas do Mato Grosso.

Ainda segundo a consultoria, a evolução do PIB sul-mato-grossense é decorrente da expansão do agronegócio e da agroindustrialização.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, afirma que a taxa de 4,6% é “excepcional em termo de crescimento”.

Ele ainda diz que esse percentual pode ter reflexos positivos na economia sul-mato-grossense e que os fatores de crescimentos apontados pela consultoria são acompanhados e comprovados pelo governo.

“O PIB é o somatório de todas as riquezas geradas e quando falamos disso, tratamos de crescimento econômico, de novas oportunidades de emprego e novas atividades econômicas. É um indicador comparável entre países e estados”, comentou Verruck.

Para o ano de 2023, a projeção indica que o PIB de Mato Grosso do Sul deve ser o maior do Brasil.

A taxa de crescimento do PIS estadual para o próximo ano é de 2,3%, também decorrente da expansão do agronegócio e agroindustrialização.

“Essas projeções são extremamente importantes e demonstram o resultado das políticas públicas que nós temos definido para o Estado em termos de crédito, financiamento, infraestrutura, expansão de novas áreas, programas de incentivo aos produtores e para as indústrias, com impacto direto na população mato-grossense e no desenvolvimento econômico de nosso estado”, afirma o secretário.

Verruck também afirma que o período de estiagem no estado impactou significativamente na última safra de soja.

“Isso teve um comprometimento, mas nós recuperamos com a produção a ampliação da produção de milho. No ano passado foram plantados 3,724 milhões de hectares de soja e para 2023 nós temos uma perspectiva de crescimento, Mato Grosso do Sul deve bater novamente o recorde de área plantada de soja, com a conversão de pastagens degradadas em cultivo de soja”, comenta.

A expansão de outras atividades econômicas do Estado também contribuem para a elevação do PIB.

Verruck destaca o crescimento do plantio de eucalipto e a industrialização dessa madeira, com a atração de novos empreendimentos do setor, como a fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, já em construção, e os investimentos anunciados pela Arauco, em Inocência.

“Além disso, nós tivemos um outro fator positivo, que é a industrialização do milho em Mato Grosso do Sul. Nós tivemos um crescimento da suinocultura, que consome farelo de milho e deve aumentar a nossa produção e exportação de carne suína”, disse.

“Também temos uma ampliação da produção de carne de frango, que é extremamente importante e que a gente também consegue ampliar com a agroindustrialização”, acrescentou o secretário.

Com a força do agronegócio e da indústria, o governo também está investindo em infraestrutura logística, que, segundo a administração estadual, também contribuem para elevar as projeções da taxa de crescimento do PIB sul-mato-grossense.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo