Campo GrandeFixo

Ministério da Saúde autoriza e vacinação em Campo Grande chega às crianças com 6 anos

A autorização e inclusão do uso do imunizante para este público no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas da Covid-19 foi divulgada em nota técnica do Ministério da Saúde (Sesau)

Campo Grande passa a utilizar já neste sábado (22) a vacina Coronavac para vacinação de crianças de 6 anos ou mais e adolescentes até 17 anos, desde que tais grupos não sejam imunossuprimidos. A autorização e inclusão do uso do imunizante para este público no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas da Covid-19 foi divulgada em nota técnica do Ministério da Saúde (Sesau). O imunizante é comprovadamente seguro e eficaz.

No dia 20 de janeiro, a vacina Coronavac recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliação para a faixa etária de 6 a 17 anos de idade para uso emergencial considerando as seguintes premissas: A faixa etária seja limitada a crianças de 6 a 17 anos (não imunocomprometidas) no esquema de duas doses com intervalo de 28 dias.

Estudos recentes mostram que a vacina é eficaz contra a doença. Análises de efetividade para diversos desfechos da COVID-19 em aproximadamente 2 milhões de crianças de 6 a 16 anos de idade mostraram que após 7 dias da segunda dose da vacina, foi observada, em relação a crianças não vacinadas, uma efetividade de 74,23% (95%IC: 72,7-75,6) contra infecção por SARS-CoV2, 74,12% (95%IC: 72,375,7) contra COVID-19 sintomática, e 90,24% (95%IC: 79,1- 95,4) contra hospitalização por COVID-19.

Neste estudo nenhuma das crianças que necessitou ingresso em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ou que veio a falecer, era vacinada com Coronavac. Apesar de não ter havido mortes no grupo vacinado, o tamanho amostral não foi suficiente para analisar efetividade para este desfecho.

A dosagem da vacina é a mesma utilizada em adultos. Campo Grande conta com aproximadamente 28 mil doses de Coronavac, o que possibilitará avançar na vacinação de crianças e adolescentes.

Até o início da manhã deste sábado, 6.263 crianças de 05 a 11 anos com ou sem comorbidades foram vacinadas na Capital. O público estimado nesta faixa-etária é de 90 mil pessoas.

A vacinação de crianças é feita somente na presença de pais ou responsáveis legais, ou, caso não seja possível, é necessário a apresentação do termo de consentimento assinado e cópia do documento pessoal.

Neste sábado tem plantão em diversas unidades de saúde espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do Município para vacinação do público infantil e adulto.

Adolescentes e adultos

Os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos também têm calendário de vacinação aberto hoje. Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 22 de novembro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Coronavac-Sinovac-Butantan até dia 31 de dezembro ou Comirnaty-Pfizer até 01 de janeiro.

A terceira dose também está disponível para toda a população com 18 anos ou mais e que tomou as duas doses da vacina até o dia 22 de setembro ou que tenha tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e tenha algum imunocomprometimento grave.

O reforço está disponível para quem foi vacinado com a dose da Janssen até o dia 23 de setembro. Quanto ao público com doenças imunossupressoras, se a terceira dose foi aplicada até o dia 22 de setembro, um segundo reforço, a quarta dose, também está disponível.

Onde se vacinar?

Vacinação infantil

Seleta – 7h30 às 17h
Unidades de Saúde – 7h30 às 17h

Prosa

USF Noroeste
USF Nova Bahia

Anhanduizinho

USF Parque do Sol
USF Jockey Club
UBS Dona Neta
USF Los Angeles

Bandeira

USF Moreninha
USF Universitário

Imbirussu

USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Silvia Regina

Segredo

UBS Cel. Antonino
USF Azaléia
C.F Nova Lima
USF São Francisco

Lagoa

USF Coophavilla
USF Batistão
Vacinação de adultos e adolescentes

Drive-thru Albano Franco– 7h30 às 17h
Seleta –7h30 às 17h
Unidades de saúde – 7h30 às 17h

Vacinação itinerante – 8h às 16h

EMEI Profa. Ayd Camargo César
Rua Evelina Seligardi S/N
Cidade de Deus

Prosa

USF Noroeste
USF Nova Bahia
Anhanduizinho

USF Parque do Sol
USF Jockey Club
UBS Dona Neta
USF Los Angeles

Bandeira

USF Moreninha
USF Universitário

Imbirussu

USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Silvia Regina

Segredo

UBS Cel. Antonino
USF Azaléia
C.F Nova Lima
USF São Francisco

Lagoa

USF Coophavilla
USF Batistão

Fonte: Assessoria/GDS News

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo