EsporteFixo

Nadal vence Fritz de virada em 4h e vai à semi de Wimbledon

Espanhol supera problemas físicos, vira após estar perdendo por 2 x 1 e volta à semifinal do torneio britânico após três anos

Rafael Nadal garantiu vaga na semifinal de Wimbledon em 2022 com uma vitória épica sobre o americano Taylor Fritz. Uma virada por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 7/5, 3/6, 7/5 e 7/6 em 4h20 de confronto na quadra central do All England Club.

O duelo teve todos os elementos de uma partida histórica. Rafa largou atrás, buscou o empate, passou atendimento médico antes do terceiro set, viu o adversário novamente abrir vantagem e buscou a virada, concretizada no match tiebreak do quinto set.

– Eu gosto muito de jogar uma partida assim na frente desse público. Temos que dar os parabéns ao Taylor, que fez uma grande partida. Foi uma partida dura. Estou feliz por estar nas semifinais – afirmou o espanhol.

Nadal agora descansa até sexta-feira (12) quando volta à quadra para a semifinal do major britânico contra o australiano Nick Kyrgios que, também nesta quarta, venceu o chileno Christian Garín por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 em 2h13.

O jogo

Enfrentando um ótimo sacador, Nadal começou o jogo como precisava ser. Se aproveitou do adversário ainda aquecendo quebrou o serviço logo no primeiro game para abrir 2/0 na sequência. A resposta do americano veio no sexto game.

Fritz dominou os pontos e fez 40 x 0, mas Rafael salvou os três break points. No empate, Nadal errou uma bola no contrapé, cedeu o quarto e aí não teve escapatória. Quebra devolvida e primeiro set empatado na quadra central.

Rafael Nadal tentou a resposta na sequência e teve a chance de quebrar, salva por Fritz com dois excelentes saques. Na sequência, foi vez do americano, que conquistou dois breaks points e virou a primeira etapa graças a uma dupla falta do espanhol. Com dois aces e nenhum ponto cedido, fechou o set em 6/3.

Assim como na primeira etapa, o Touro Miúra começou em ritmo forte o segundo vencendo os três primeiros games para estabelecer uma boa vantagem logo de cara sobre Taylor. O filme se repetiu. O americano devolveu a quebra e empatou a partida em 3/3.

Dessa vez, o recordista de grand slams do tênis masculino não deu brechas. Aproveitou os serviços e foi cirúrgico quando teve a oportunidade para fechar o set. Sacando em desvantagem de 6/5, Fritz errou uma bola e cedeu um break point e foi só o que Nadal precisou para empatar a partida.

A virada para o terceiro set teve participação dos médicos. Rafael Nadal precisou de atendimento por conta de dores abdominais, enquanto Taylor Fritz refez uma bandagem na coxa. O espanhol seguiu sofrendo para sacar e viu o americano abrir vantagem logo no começo da etapa.

Sem conseguir encontrar respostas e parecendo sentir o problema físico, Rafa ainda perdeu mais um game de saque na reta final, vendo o Taylor fechar o terceiro set em 6/3 e voltar à vantagem na partida.

Empate e virada no match tiebreak

 

O quarto set começou com sofrimento para os sacadores. Nadal abriu quebrando Fritz, tomou de volta logo em seguida, mas respondeu com outro break após um slice perfeito que ficou muito baixo e dificultou a devolução do americano, que jogou para fora.

A etapa decisiva começou nervosa, com os sacadores fazendo um bom trabalho e a igualdade mantida, até que Fritz vacilou e cedeu dois break points para Nadal no sétimo game. O americano até salvou esses dois, mas no empate foram mais duas oportunidades e o espanhol aproveitou a segunda delas para abrir 4/3.

Taylor Fritz não deixou o momento do jogo virar. Se manteve firme nas trocas de bola no fundo da quadra, aproveitou os erros de E para empatar imediatamente o set. Uma partida tão equilibrada não podia terminar de outra forma: match tiebreak no quinto set.

Rafael Nadal foi quem começou melhor o desempate, com cinco pontos consecutivos. Taylor Fritz ameaçou uma reação, anotando três em sequência, mas viu o Touro Miúria fazer 9 x 3 e fechar em 10 x 4 para avançar a semifinal de Wimbledon.

Fonte: GE

GDS NEWS

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo