Fixo

FGTS: Caixa libera 3 anos de saques de uma só vez; saiba como ter acesso ao recurso

Trata-se de um adiantamento na modalidade do saque-aniversário

A Caixa Econômica Federal lançou novidade que libera até 3 parcelas do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de uma só vez. Trata-se de um adiantamento de 3 anos aos trabalhadores que aderiram à modalidade.

O saque-aniversário é uma modalidade de pagamento do FGTS que libera uma parcela do valor total do saldo do trabalhador no mês de aniversário aos que aderiram. Entretanto, quem recebe esse valor perde o direito do saque-rescisão caso seja demitido sem justa causa.

O acesso às três parcelas adiantadas é feito por meio de uma espécia de empréstimo em que o valor depositado de FGTS é a garantia. Assim, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário pode solicitar o adiantamento de até 3 parcelas desse valor, que será descontado pela Caixa quando os pagamentos forem efetuados.

Por se tratar de empréstimo consignado, mesmo quem tem nome sujo em órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa podem optar pelo adiantamento.

Além dessa vantagem, a linha de crédito possui uma das menores taxas de juros do mercado, equivalente a 0,99% ao mês. Com relação ao valor da contratação, a Caixa informa que só libera quantias iguais ou maiores que R$ 2 mil.

Saque-aniversário

O período para retirada do benefício começa no primeiro dia útil do mês do aniversário do beneficiário e vai até o último dia útil do segundo mês subsequente. Por exemplo, se o trabalhador nasceu em 15 de março, seu saque-aniversário estará disponível de 15 de março a 31 de maio.

Caso o beneficiário não saque o dinheiro até a data limite, ele volta automaticamente para sua conta no FGTS.

Quanto você vai receber pelo saque-aniversário?

A quantia que será liberada todo ano para quem migra para o saque-aniversário depende do saldo somado de suas contas no fundo de garantia (para quem tiver mais de uma). Há sete faixas de pagamento. Para trabalhadores com saldo acima de R$ 500, é acrescida uma parcela adicional fixa em reais, além de um percentual do fundo.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo