Entretenimento

Hoje tem Criolo, Miliano e orquestra indígena no Festival América do Sul

Hoje é o terceiro dia de Festival América do Sul, em Corumbá, e o cantor Criolo é uma das atrações principais. Além de música, o evento traz literatura, artes visuais, teatro, dança, exposições e diversas expressões artísticas.

Confira a programação deste sábado abaixo ou acesse a programação completa no link.

8h

Capoterapia – Profº Sandrão
Local: Centro de convivência do idoso de Corumbá  – R. Pará, s/n – Jardim dos Estados, Corumbá – MS, 79321-180 – ao lado da praça Ceu.
A vivência em Capoterapia terá como mediador o professor Alessandro Riquelme (Professor Sandrão), em forma de dinâmica cultural, convidará o público a conhecer técnicas de capoeira aliadas ao bem estar dos idosos. Movimentos simples e lúdicos fazem com que a capoeira seja vista como uma forma de integração e exercício físico para melhor idade. Esta vivência pode receber participantes capoeiristas, cuidadores de idosos, educadores fisícos, arte-educadores e público em geral que deseja experienciar uma dinâmica inclusiva e lúdica para a melhor idade.
8h/12h

Artesanato
Local: Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória  Rua Cuiabá, 1181, Centro
Confecção ou renovação da Carteira Nacional do Artesão a partir do cadastro no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro.
8h/10h

Artes Visuais
Vivência Artística com Coletivo de Mulheres Artistas do Pantanal – COMAP e Lúcio Larangeira
Local: Associação de Moradores da APA Baía Negra
No belíssimo cenário do pantanal Sul-mato-grossense, à beira do Rio Paraguai, o Coletivo de Mulheres Artistas do Pantanal dialogam com a Arte Naif de Lucio Larangeira, promovendo um diálogo intercultural com a comunidade ribeirinha.
8h

Literatura
Quebra – Torto Literário
Música: Ana Ferreira
Local:  Moinho Cultural – R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá
8h/17h

Patrimônio
Capoterapia
Local: Casario do Porto
Terapia por movimentos – Ministrada por Professor Sandrão
8h às 17h

Tenda dos Saberes
Local: Praça General Ponce
Privilegiando a cultura Indígena e Quilombola a Tenda dos Saberes Tradicionais é um espaço onde será disponibilizado para venda artesanatos e pratos tradicionais. O objetivo é valorizar e dar visibilidade aos saberes e práticas culturais indígenas e quilombolas, promovendo o intercâmbio de culturas presentes no estado Mato Grosso do Sul.
09h

Música
Catedral Erudita
Orquestra Indígena
Local: Catedral N. Sra da Candelária – Praça da República, 2-160 – Centro, Corumbá
09h

Música
Catedral Erudita
Orquestra de Câmara de Santa Cruz (BOL)
Local: Catedral N. Sra da Candelária – Praça da República, 2-160 – Centro, Corumbá
10h

Circo
Sebastian Godoy (ARG)
Local: Feira de Ladário – Ladário
Um baú cheio de jogos e sonhos para nos ensinar quem somos, para não esquecer a criança que há em nós e a capacidade de admiração, engenhosidade, criatividade, o que originalmente nos faz nós mesmos. Jogue apenas pela diversão de jogar. Yoyo é uma aventura sobre nós mesmos, sobre as profundezas do eu, sobre o compositor que todos nós temos dentro, sobre originalidade, não no sentido do que é novo, mas do que é totalmente e originalmente nós mesmos.
16h

Memória
Encontro de Cururueiros e Inauguração da Casa da Memória – Mestre Sebastião
Local: Rua Afonso Pena,2046 Bairro Almirante Tamandaré, Ladário
O Encontro de Cururueiros realizado durante esta edição do FAS proporciona importante momento de escuta e trocas entre mestres cururueiros de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em uma ação coroada com a inauguração da Casa da Memória Mestre do Sebastião Brandão, espaço cultural que abre suas portas no município de Ladário, fruto de um projeto executado com fomento do FIC/MS. Mestre Sebastião se destaca pelo prestígio que desfruta no Mato Grosso do Sul, pelo trabalho que desenvolve tanto na produção artesanal da viola de cocho, quanto na difusão do Siriri e do Cururu, é reconhecido estadual e nacionalmente pela habilidade no tratamento da matéria-prima e na confecção das peças, além da criatividade que o caracteriza como artista singular.
16h30

Teatro
Ubu – O que é bom tem que continuar – Clowns de Shakespeare
Local: Palco Artes Cênicas – Praça da Independência
17h30

Dança
Aulão – Passinho anos 80 e 90
Local: Palco Artes Cênicas – Praça da Independência
Em comemoração aos 50 anos da Cultura Hip Hop no mundo, os dançarinos Kadux, Jack e Adrian convidam o público do Festival América do Sul para uma aula aberta e gratuita que promete fazer uma viagem no túnel do tempo e encontrar os passinhos e músicas que embalaram os bailes dos anos 80 e 90.
17h30

Música
Pocket show no Pavilhão dos Países Instrumental Alejandro e Rodrigo Huanca convidam Hernan Merida
Local: Praça Generoso Ponce – Av. Gen. Rondon – Centro, Corumbá
17h/22h

Hip Hop
BATALHA DO PORTO: BATALHA DE BREAKING e MCS DESAFIO DA PISXTA!
Local: Porto Geral
17h

Hip Hop
Desafio da Pixta – Vivência: Foto, Vídeo e Skateboard
Local: Porto Geral
Junto a Batalha do Porto, esta vivência irá trabalhar o protagonismo da juventude skateboard através do registro de manobras, comportamento e aprimoramento de técnicas de captura de foto e vídeo de skate.
18h

Música
Banda Municipal Isaac Borges Capilé (IBC) de Ponta Porã
Local: Praça Generoso Ponce
18h

Capoeira
Mulheres na Roda – Mestra Léa Pantaneira
Local: Quilombo Ozório
Aulão voltado para capoeiristas graduados acima de 10 anos.
19h

Audiovisual
Pantanal, Planície das Águas – Documentário de Luciano Candisani
Local: Memorial do Homem Pantaneiro –  Ladeira José Bonifácio 171 – Porto Geral
Pantanal, Planície das Águas Direção: Lygia Barbosa Produção: Grama Filmes Produtor Associado: Produtora Brasileira. Exibição inédita de trecho (20’) do documentário ainda em fase de produção. Luciano Candisani, premiado fotógrafo e documentarista brasileiro, embarca mais uma vez para a maior planície inundável do mundo, um ambiente que ele explora há mais de duas décadas com um enfoque inovador: a ligação entre água e vida na região. Suas imagens trouxeram uma identidade visual inédita para os ecossistemas submersos do Pantanal e mostraram um elo indissociável entre a pujança da biodiversidade e o meio aquático.
18h

Dança
Minhas pinceladas dançam… – Grupo Funk-se
Local: Palco das Artes Jardim da Independência
“Minhas pinceladas dançam…investiga e aponta direções do universo criativo do artista plástico sul- mato-grossense Humberto Espíndola. O que o move para a desconstrução dos elementos típicos da cultura pecuária de sua terra/habitat, os signos utilizados para retratar sua crítica social, seus devaneios e inspirações. Quando se observa o acervo artístico do artista; suas diversas fases e seu processo criativo, uma coisa nos chama atenção: a vigorosa energia de suas cores e pinceladas.
18h

Música
Casarão Cultural
Vozes na Fronteira
Local:  Muhpan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá
18h

Casarão Cultural
Vanessa Moreno (SP)
Local:  Muhpan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá
19h30

Teatro
Seco – Grupo Fulano di Tal
Local: Caixa Cênica – Oficina de Dança Rua Antônio João 90 (Centro), Corumbá
É silencioso dizer coisas que não podem ser ditas. Mas eu falo. Eu grito. A obsessão por um vizinho”, telefonemas estranhos com mensagens de amor, desejo pela liberdade. Um amor que queima. O medo de mudar. Seco. Dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passam pelo amor, ódio e pela guerra. Os atores entram em cena como intérpretes de si mesmos, do outro, de nós, com uma performance urgente e sensível sobre o momento que vivemos, sobre a vida.
20h

Teatro
Asesinato em Besito Neght Club
Local: BAR DA KAH Rua Delamare, 258
Romeo Gonzáles Vaca, proprietário da ‘Besitos Night Club’, morre assassinado com uma dose de veneno que alguém colocou em sua bebida. Todos são suspeitos de ter cometido o assassinato, porém, somente um teve a oportunidade e motivos suficientes para fazê-lo. O Grupo Brujula Teatro de Santa Cruz de La Sierra (Bol) traz para o público do Festival América do Sul uma linguagem de teatro intitulada Cena delito. Cena em espanhol quer dizer jantar. Num ambiente descontraído, um restaurante ou um bar, o público se envolve no mistério da morte de Romeo Gonzáles, interagindo com os atores, com conhecidos de mesa ou mesmo os desconhecidos no intuito de descobrir o verdadeiro assassino.
Atenção: Serão distribuídos 80 ingressos gratuitos. Retirada 1 hora antes do espetáculo.
20h

Hip Hop
Loops & Manias –  Coletivo Original Rua
Local: Praça Generoso Ponce
O coletivo de hip-hop Original Rua apresenta a performance “Loops & Manias”. O projeto reúne 10 artistas sul-mato-grossenses de diversos segmentos artísticos, incluindo música, dança, artes visuais e literatura. Através de intervenções na cidade, o grupo pretende ampliar o conhecimento da sociedade a respeito das diferentes linguagens da cultura hip-hop, além de levar diversão e inspiração para todas as idades. Ficha Técnica: MCN (mc e graffiteiro), Limanobeat (mc), Alê Coelho (slammer), CJ (slammer), DJ TGB, Jeizzy (b.girl), Clebeat (b.boy), Elio Angelo (videomaker) e Arielll Lukasss (b.boy)
21h

Música
Luiz Meira (SC)
Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce
22h30

Música
Criolo
Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce
00h

Música
Miliano
Local: Palco do Porto – Porto Geral
01h15

Música
Favela Vive – ADL, FROID E RAILLOW
Local: Palco do Porto – Porto Geral –

Fonte: Campo Grande News

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo