BrasilDestaquesEsporteFutebolNotícias

Palmeiras sobressai em duelos brasileiros em mata-matas de Libertadores

Em 13 disputas decisivas, time paulista triunfou em 8; Atlético-MG, adversário agora nas quartas de final, perdeu 4 de 6

Torcida do Palmeiras no Allianz Parque na partida da Libertadores deste ano contra o Deportivo Táchira, da Venezuela – Amanda Perobelli – 24.mai.2022/Reuters

FOLHA DE S. PAULO

Os mata-matas de quartas de final da Taça Libertadores da América (ou Copa Libertadores, ou simplesmente Libertadores) começam nesta terça-feira (2), e a luta para chegar às semifinais terá nesta etapa dois duelos entre brasileiros: Corinthians x Flamengo e Atlético-MG x Palmeiras.

Os outros confrontos são entre um argentino e um brasileiro (Estudiantes x Athletico-PR) e entre dois argentinos (Talleres e Vélez Sarsfield).

Atenho-me neste texto aos embates que envolvem exclusivamente equipes brasileiras. Qual delas possui o melhor histórico em disputas mata-mata “brasileiro versus brasileiro”?

A minha pesquisa, que analisa a participação de todos os brasileiros ao longo da Libertadores (realizada desde 1960), mostra que um dos times mais bem-sucedidos ao encarar em mata-mata equipes igualmente nacionais é o Palmeiras.

Considerado favorito nos campeonatos de que participa, devido ao futebol bem jogado e aos resultados alcançados (atual bicampeão da Libertadoresatual campeão paulista, campeão do Brasileiro em 2018 e da Copa do Brasil em 2020), o time comandado por Abel Ferreira tem a seu lado também o retrospecto.

Em 13 confrontos eliminatórios na Libertadores diante de oponentes brasileiros, o Palmeiras obteve a classificação em oito, um aproveitamento de 62%. A equipe eliminou Corinthians (duas vezes), São Paulo, Atlético-MG, Cruzeiro, São Caetano, Sport e Vasco.

Esse número desconsidera as finais das edições de 2020 e de 2021 –nas quais a equipe alviverde derrotou Santos e Flamengo, respectivamente– por tratarem-se de jogo único.

Melhor que o Palmeiras, só o Fluminense, com duas classificações em dois mata-matas caseiros, superando São Paulo e Internacional. O baixo número de disputas desse gênero do time tricolor, contudo, faz a sua performance não ser um parâmetro ideal.

Gustavo Scarpa (centro) comemora com companheiros gol do Palmeiras diante do venezuelano Deportivo Táchira, pela Libertadores, no estádio Allianz Parque
Gustavo Scarpa (centro) comemora com companheiros gol do Palmeiras diante do venezuelano Deportivo Táchira, pela Libertadores, no estádio Allianz Parque – Nelson Almeida – 24.mai.2022/AFP

Já o adversário palmeirense, o Atlético-MG, é um dos clubes brasileiros com menos êxito diante de conterrâneos. Em seis disputas eliminatórias na Libertadores, só avançou duas vezes (contra São Paulo e Athletico-PR), ou 33%.

O desempenho do Galo se torna ainda pior caso seja incluída a eliminação em 1981, quando foi realizado um jogo de desempate contra o Flamengo, depois da fase de grupos (houve empate em pontos), com vitória rubro-negra por 3 a 0.

Reforçando o já escrito, isso não foi feito neste levantamento por se tratar de jogo único, sem a ocorrência de “ida e volta”.

Pior que o Atlético-MG em mata-matas contra brasileiros estão Athletico-PR (uma vitória, três derrotas), Botafogo (três eliminações), Bahia, Criciúma, São Caetano e Sport (uma cada um).

Corinthians e Flamengo, oponentes nestas quartas de final, têm aproveitamento de 50% e de 60%, respectivamente, nos encontros eliminatórios com adversários brasileiros na Libertadores.

Em comparação com o Palmeiras, entretanto, ambos duelaram bem menos com clubes compatriotas.

Os paulistas ganharam três disputas (Atlético-MG, Vasco e Santos) e perderam outras três (Palmeiras, duas vezes, e Grêmio). Os cariocas venceram três (Corinthians, Internacional e Grêmio) e foram derrotados em duas ocasiões (São Paulo e Cruzeiro).

A seguir, os desempenhos de todas as equipes brasileiras nos mata-matas caseiros de Libertadores –não incluídos duelos decisivos em jogo único.

Carregado por torcedores e com os braços erguidos, o atacante Washington, que usa a camisa número 9, comemora no Maracanã a vitória do Fluminense sobre o São Paulo em mata-mata das quartas de final da Libertadores de 2008
O atacante Washington comemora no Maracanã vitória sobre o São Paulo em mata-mata das quartas de final da Libertadores de 2008 – Robson Ventura – 21.mai.2008/Folhapress
  • Fluminense: 2 confrontos, 2 vitórias, 0 derrota (100%)
  • Palmeiras: 13 confrontos, 8 vitórias, 5 derrotas (62%)
  • Flamengo: 5 confrontos, 3 vitórias, 2 derrotas (60%)
  • Internacional: 7 confrontos, 4 vitórias, 3 derrotas (57%)
  • Grêmio: 13 confrontos, 7 vitórias, 6 derrotas (54%)
  • São Paulo: 16 confrontos, 8 vitórias, 8 derrotas (50%)
  • Cruzeiro: 8 confrontos, 4 vitórias, 4 derrotas (50%)
  • Corinthians: 6 confrontos, 3 vitórias, 3 derrotas (50%)
  • Santos: 6 confrontos, 3 vitórias, 3 derrotas (50%)
  • Vasco: 4 confrontos, 2 vitórias, 2 derrotas (50%)
  • Atlético-MG: 6 confrontos, 2 vitórias, 4 derrotas (33%)
  • Athletico-PR: 4 confrontos, 1 vitória, 3 derrotas (25%)
  • Botafogo: 3 confrontos, 0 vitória, 3 derrotas (0%)
  • Bahia: 1 confronto, 0 vitória, 1 derrota (0%)
  • Criciúma: 1 confronto, 0 vitória, 1 derrota (0%)
  • São Caetano: 1 confronto, 0 vitória, 1 derrota (0%)
  • Sport: 1 confronto, 0 vitória, 1 derrota (0%)
Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo