Entretenimento

Plantas, flores, instrumentos musicais: Tainá Müller abre sua casa em São Paulo

É numa casa com jeito de sítio, na agitada capital paulista, que, ao lado do filho e do marido, a atriz se desconecta das gravações de 'Bom dia, Verônica'; Suspense da Netflix que aborda a violência doméstica estreia nova temporada nesta quarta-feira (3)

Verde por todos os cantos. Na sala, um piano acústico vertical está disposto ao lado de uma bateria infantil e uma bicicleta com rodinhas. A caixa de som de madeira toca um rock dos anos 1980. Lá fora, o cheiro é de limão fresquinho e jabuticabas recém-colhidas. A atmosfera tranquila da casa da gaúcha Tainá Müller, localizada em um bairro residencial de São Paulo, em nada lembra o clima de terror, medo e mistério que permeia o dia a dia de Verônica Torres, policial vivida pela atriz em Bom dia, Verônica, série que tem como tema central a violência doméstica.

Pois é nesse cenário, com a calma de quem acabou de sair de uma sessão de meditação, que Tainá pretende passar o segundo semestre de 2022. Cuidando das plantas, fazendo música com o filho, Martin, de 6 anos, curtindo a rotina da casa com o marido, o diretor e roteirista Henrique Sauer. “Faz uns três anos que estamos cada um para um lado, trabalhando sem parar”, conta. “Minha prioridade agora é ficar com eles.”

Ano passado, as gravações da segunda temporada de Bom dia, Verônica, que acaba de estrear na Netflix, aconteceram em um dos tantos momentos críticos da pandemia do novo coronavírus, e roubaram Tainá do convívio familiar. “Dei meu sangue para ficar longe do Tintin tanto tempo”, diz a atriz, que passou quatro meses em isolamento social, no Rio de Janeiro. Nem por isso se arrepende. “Quando mulheres me dizem ‘a série salvou a minha vida’, vale ter escolhido ser atriz, vale ter nascido”, orgulha-se ela, que, há tempos, tem o feminismo como causa.

“Sempre me identifiquei muito com a luta pelo direito das mulheres. Então, para mim, o seriado é uma missão”, diz. Sobre o mote dos novos capítulos – abuso –, crava: “É um assunto que a gente tem que falar até trazer luz para o tema”. Nunca é demais lembrar que vivemos no quinto país que mais mata mulheres no mundo.

Tainá Müller - piano acústico de tainá (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller – piano acústico de Tainá (Foto: Cassia Tabatini)

Nova era

Dona de um rancho autossustentável na Serra da Mantiqueira, cujo sistema fotovoltaico off grid [com autonomia de energia] pretende reproduzir em sua residência oficial, Tainá também tem o cuidado com o planeta como bandeira. “Queremos instalar energia solar aqui e fazer uma cisterna para coletar água da chuva”, conta. Os pequenos passos nessa direção estão por toda a parte. “A água do ofurô, por exemplo, que é tratada só com ozônio, usamos para regar a grama e as plantas”, diz.

Martin já está afinado com o assunto: “Não pode desperdiçar água”, ensina ele, que sabe que a hora do banho não é feita para farrear. E não só: para evitar plásticos, os brinquedos do menino são feitos com caixas e sucata.

Tainá Müller - a bateria infantil (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller – a bateria infantil de Martin (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller - entrada da casa (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – entrada da casa (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller - pochete Gucci, da coleção off the grid (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – pochete Gucci, da coleção Off The Grid (Foto: Cassia Tabatini)

Até o consumo de moda é consciente na casa dos Müller Sauer. O armário da atriz, que começou a carreira como modelo, na Europa e Ásia, é enxuto. “Prezo por peças boas e duráveis. Às vezes, podem até ter um custo maior, contanto que não sejam descartáveis”, defende Tainá. Vestida com a nova coleção da grife italiana Gucci, Off The Grid, a primeira feita com materiais reciclados, orgânicos, de base biológica e origem sustentável, ela vira as costas para itens feitos para usar cinco, seis vezes. “Fico feliz que marcas de luxo comecem a prestar atenção no meio ambiente.” Para ela, conforto também é questão decisiva na hora de pensar seus looks. “Antigamente, até me rendia a comprar peças lindas, mas desconfortáveis. Hoje não consigo mais.”

Tainá Müller - poltrona jangada, de Jean Gillon, comprada em antiquário (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – poltrona jangada, de Jean Gillon, comprada em antiquário (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller e o filho, Martin (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller e o filho, Martin (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller -  espelho garimpado no rio de janeiro fica no jardim  (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – espelho garimpado no Rio de Janeiro fica no jardim (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller - puro corazón, nome com o qual batizou seu rancho, comprado no museu frida khalo, no méxico (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – Puro Corazón, nome com o qual batizou seu rancho, comprado no museu Frida Khalo, no México (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller - obra de bruno Novelli, na churrasqueira (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – obra de Bruno Novelli, na churrasqueira (Foto: Cassia Tabatini)


Filho de peixe

Fashionista nato, Martin herdou dos pais o prazer em se montar. Além de opinar no visual da mãe para as fotos de Marie Claire – “está linda”, dizia baixinho durante este ensaio – e gostar de se arrumar com o pai, tem práticas improváveis para a sua idade. “Na festa de aniversário dele, Tintin trocou de look cinco vezes”, diverte-se Tainá. Ela conta ainda que é comum o menino sair na rua de terno e gravata. “E fica ofendido quando as pessoas acham engraçado.”

Filho único, Martin gosta de ser a estrela da casa. Tanto que nunca pediu um irmãozinho aos pais. “Até por isso não fico na pilha de engravidar de novo”, diz ela, que congelou os óvulos ano retrasado, aos 38. Para ser mãe novamente, diz, teria que dar uma pequena pausa na carreira. “Tenho pena porque gosto tanto de produzir…”

Enquanto isso, o menino vai criando laços com os amiguinhos. Um deles, Rocco, mais velho de Rafa Brites e Felipe Andreoli, foi um dos responsáveis por Tainá e Henrique escolherem a Zona Oeste paulistana para viver. Quando moravam no Rio, as duas famílias viviam no mesmo condomínio, com as portas abertas para os pequenos circularem à vontade. “Queria que Tintin tivesse essa referência aqui”, diz ela. “É difícil para uma criança mudar de cidade.”

Apesar da convivência feliz, encontrar uma casa na rua dos amigos foi pura sorte. “Entrei num site de imóveis e o primeiro que apareceu foi esse”, conta a atriz. “Alugamos por um mês e depois decidimos comprar”, completa. Além da vista do horizonte, sem interferência de arranha-céus típicos da metrópole, o fato de a propriedade ter muita área verde e luz natural encantou o casal. “Gostamos de pisar com os pés descalços na grama para nos conectar com a natureza”, diz a atriz. Para se desligar do corre-corre e mergulhar em uma vida sem rotina nem roteiros, ela leva o violão para o terraço e dedilha suas canções favoritas – enquanto sonha com as férias em família.

Tainá Müller - A sala de estar tem parede verde, móveis em madeira e muitas plantas (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller – A sala de estar tem parede verde, móveis em madeira e muitas plantas (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá Müller toca violão no terraço (Foto: Cassia Tabatini)
Tainá Müller toca violão no terraço (Foto: Cassia Tabatini)

Tainá veste Gucci coleção Off the Grid
Styling: Fernanda Ary
Beleza: Débora Bitencourt com produtos: Dior, Chanel, Makeup Forever, Oceane
Produção executiva: Vandeca Zimmermann
Produção de moda: Fernanda Wally | Assistente de moda : Carol Ferreira
Assistentes de fotografia: Larissa Saito, Edson Luciano
Tratamento de imagem: Carla Ceranto

Fonte: Quem

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo