Ação conjuntaFixoMato Grosso do Sul

Polícia Federal destrói mais de 600 toneladas de maconha em Ponta Porã

Este ano foram realizadas mais cinco fases da operação na qual foram destruídas 4.005 toneladas de entorpecente

Na 33ª fase da Operação Nova Aliança, a Polícia Federal, em parceria com a polícia do Paraguai, destruiu 609 toneladas de maconha que estavam sendo cultivadas por traficantes em Ponta Porã, região de fronteira com o país vizinho com o Mato Grosso do Sul.

De acordo com as informações policiais, nesta fase foram necessários 100 homens, entre integrantes das Forças Armadas do Paraguai e do Brasil. A PF participa com apoio logístico, enviando efetivo e aeronaves, sendo dois helicópteros que se somaram a um terceiro do país vizinho.

Ainda conforme a polícia, apenas este ano 4.005 toneladas foram destruídas. Na primeira fase de 2022 foram 851 toneladas, na segunda foram 748 e na terceira foram 963.

Já na 32ª, que antecede a que foi concluída hoje, foram 834 toneladas destruídas. Ao todo, foram 4.005 toneladas do entorpecente tiradas de circulação apenas este ano.

A operação

Em 2021, a Nova Aliança bateu seu recorde após eliminar 5.401 toneladas da droga. A título de comparação, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) afirma que, no mundo todo, mais de um milhão de ações policiais são necessárias para apreender cerca de sete mil toneladas do entorpecente.

A operação passou por uma reformulação com a execução de etapas longas e sequenciais, a análise das plantações para a estimativa de produção e o georreferenciamento das áreas de plantio.

A Nova Aliança tem o objetivo de combater a produção e tráfico de maconha, erradicando plantações de maconha no país vizinho.

Além de erradicar a maconha já plantada e sementes para seu cultivo, a Nova Aliança destrói acampamentos de traficantes e toneladas de equipamentos usados na ação criminosa.

Histórico

A Operação teve início em 2010 e é uma parceria entre a Polícia Federal do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, uma vez que cerca de 80% das drogas produzidas no país vizinho tem como destino o mercado brasileiro.

Conforme os dados da PF, no ano que começou, a operação eliminou cerca de 2.780 toneladas de maconha. Já em 2011, esse índice foi de 2.380.

Em 2012, houve uma queda no número de apreensões, quando foram registradas 670 toneladas eliminadas. Por sua vez, em 2013 o volume voltou a subir, com erradicação de mais de 5 mil toneladas de entorpecentes.

Entre 2015 e 2020 foram eliminados, tanto de plantações quanto de drogas prontas para a venda cerca de 12 mil toneladas da droga. Em 2021, foram apreendidas mais de cinco mil toneladas da droga.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo