DestaquesMato Grosso do SulNotícias

População negra de Campo Grande está concentrada nas periferias, indica estudo

Imagem: Thiago Frison entrevistou o pesquisador Higor Cirilo da Costa, acadêmico do curso de Geografia na UFMS

Thiago Frison entrevistou o pesquisador Higor Cirilo da Costa, acadêmico do curso de Geografia na UFMS – Foto: TV Assembleia

 

Thiago Frison


Mapa mostra que população negra se concentra na periferia

Uma das várias formas de representar dados é por meio da cartografia – uma arte, que segundo o IBGE, representa espacialmente por meio de mapas qualquer levantamento, seja ambiental, socioeconômico, educacional e vários outros. Dados de Campo Grande aplicados a mapas revelam grandes abismos sociais – e esse é o tema da nova edição do MS em Pesquisa, da TV ALEMS.

Thiago Frison conversou com o pesquisador Higor Cirilo da Costa, estudante de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A partir de dados do IPEA, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, e com a ajuda de softwares, ele criou mapas que evidenciam as características socioeconômicas da capital de MS.

Várias representações foram produzidas durante a pesquisa, que foi orientada pela professora Flávia Akemi Ikuta, entre elas: onde moram a população negra da cidade e os mais ricos, onde estão serviços de saúde avançados e de educação, entre outros. Um dos principais apontamentos do estudo é o apontamento de que a população negra se concentra mais na periferia, enquanto os 10% mais ricos na região central da cidade – onde também estão vários serviços públicos e uma maior qualidade de vida.

Professora Flávia Akemi Ikuta, que orientou Higor da Costa

Segundo Higor, essa característica da ocupação do território repete fenômenos de outras capitais brasileiras, e tem muito a ver com o processo de formação das cidades – a vinda de europeus e escravos trazidos da África, que após a Lei Áurea, ocupavam áreas pobres e pouco urbanizadas.

O MS em Pesquisa é exibido no canal 9 da Claro Net, em Campo Grande, às 16h30 nas terças e quintas-feiras, às 15h aos sábados e às 16h, aos domingos. Veja abaixo o programa na íntegra. Também é possível conferir este programa e outros já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

facebook sharing button
twitter sharing button
email sharing button
whatsapp sharing button
sharethis sharing button
print sharing button
Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo