AcidenteBrasilFixo

Prefeitura emite alerta sobre possibilidade de desmoronamento de falésias em destino turístico na BA

Trecho onde estão localizadas as falésias entre Morro de São Paulo e Gamboa estão interditados devido ao risco de queda das estruturas por causas naturais.

A prefeitura de Cairu, no baixo sul da Bahia, emitiu, na quinta-feira (13), uma alerta sobre o risco de desmoronamento de falésias no trecho entre os destinos turísticos de Morro de São Paulo e Gamboa, na Ilha de Tinharé. Durante o verão, a região recebe muitos turistas.
O alerta foi emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) do município devido às fortes chuvas registradas na região.

Falésia  Praia da Argila, entre Gamboa e Morro de São Paulo, na Bahia — Foto: Sudec/ Divulgação

Prefeitura de Caiuru emite alerta de desmoranamento — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cairu

De acordo com a prefeitura, o risco de deslizamento já havia sido identificado no ano passado. Ainda segundo a gestão do município, em outubro de 2021, o Crea-BA sinalizou o risco de deslizamentos da falésia. A nota do órgão ainda contava com um relatório técnico elaborado pela Prefeitura de Cairu.

Em 2020, a Defesa Civil da Bahia também emitiu alerta para risco de deslizamento de falésias na região. A área está isolada para evitar acidentes, mas a prefeitura pede que moradores da região e turistas evitem a área.

No dia 8 de janeiro, um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, causou a morte de 10 pessoas.

Já em novembro de 2020, um casal e um bebê morreram após parte de uma falésia desabar na praia de Pipa, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

Fonte G1.
Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo