Campo GrandeDestaquesMato Grosso do SulNotíciasPolítica

Prefeitura inaugura horta urbana na incubadora municipal Francisco Giordano Neto

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes inaugurou nesta sexta-feira (12) a horta urbana implantada na Incubadora Municipal Francisco Giordano Neto (Tecnológica), no Bairro Estrela Dalva. No local, são cultivadas cerca de 20 variedades de hortaliças – entre alface, couve, alho-poró e cebolinha – que foram plantadas por moradores da região.

A horta conta com a participação de cerca de 30 famílias da comunidade, sendo implantada em uma área de 400 m² e conta com 16 canteiros de 15 metros cada. “Nesta horta urbana, os moradores colocaram em prática todo aprendizado de técnicas de manejo agrícola. Agora, irão colher verduras para suas famílias, e poderão também comercializá-las e gerar uma renda. Iniciativas como esta mudam vidas e garantem uma alimentação saudável”, disse Adriane Lopes.

Após a colheita, as famílias da região poderão levar as verduras para suas casas ou até mesmo comercializar, gerando uma renda extra. O objetivo do projeto – que antes levou capacitação técnica aos moradores do entorno, como curso de higiene e manipulação de alimentos – é a transferência de conhecimento agrícola para que futuramente a comunidade possa realizar o plantio em suas residências.

Rosilene Pedraza da Silva, uma das produtoras da horta urbana, afirma que a ação além de capacitá-los, garante hábitos mais saudáveis na alimentação das famílias. “Com os alimentos daqui eu consegui mudar o hábito de alimentação dentro da minha casa. Alimento que minha família não consumia, agora está podendo comer”.

A produtora Marisaura de Souza Reis ressalta que iniciativas como esta proporcionam mudanças na vida dos participantes. “Precisamos consumir essas hortaliças e nem sempre temos condições de adquirir esses produtos. Oferecendo essa oportunidade de participar do projeto, a Prefeitura nos ajuda bastante e poderá ampliar essa ajuda a outras famílias que residem próximas à incubadora. Participar da manutenção dessa horta é uma oportunidade de distração para muitas famílias, que perderam entres queridos na pandemia ”, desabafa.

As mudas das hortaliças foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), através de parcerias. “Levar orientações sobre manejo agroecológico e cuidados básicos com as produções é uma das formas de fomentar a agricultura urbana em Campo Grande e esse é o papel da Prefeitura”, comenta Adelaido Vila, secretário da Sidagro.

As hortas urbanas estão inseridas no programa Agro Cidade e atuam em todas as regiões da Capital. Elas são implantadas nas incubadoras municipais, onde a Prefeitura possui estrutura para oferecer cursos reunindo produtores e instituições beneficiadas por esse instrumento de fomento às hortas.

No local, segundo o técnico da Superintendência do Agronegócio da Sidagro, Jair Galvão, estão plantados cerca de 1,2 mil pés de alface. Ele explica que uma parte dessas hortaliças serão destinadas à confecção de “kits verduras” para que o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) possa entregar à famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Desde o preparo do solo já estamos levando capacitação. Além disso, realizamos diversos cursos com estas famílias. Hoje, por exemplo, a comunidade está aprendendo como fazer uma compostagem. Nossa ideia é que eles aprendam técnicas de cultivo e façam os canteiros [de verduras] em suas casas”, finaliza Galvão.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo