Campo GrandeDestaquesPolítica

Prefeitura licita reordenamento viário para eliminar congestionamento na avenida Três Barras

Foto: Denilson Secreta

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta quinta-feira (26) no Diogrande, o edital da abertura da licitação para contratar as obras de reordenamento do trânsito na Avenida Três Barras, trecho da rotatória com a Avenida José Nogueira Vieira e Rua Marquês de Lavradio. As empresas participantes do certame terão até o dia 4 de julho, às 9 horas para apresentar as propostas.

Em média, 30 mil veículos passam pelo local que é um dos principais acessos aos bairros Tiradentes, Parque Dallas , Rita Vieira e Vilas Boas. O projeto prevê a retirada da rotatória,  instalação de 2 conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos  e a adoção da mão-única numa quadra das ruas Domingos Jorge Velho e Miguel Sutil.

A intervenção inclui a pavimentação de um trecho de 200 metros da Rua Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras).

Com a remoção da rotatória e construção de canteiros onde serão instalados os  semáforos, acaba o estreitamento  da Avenida Três Barras neste trecho que passa a ter duas pistas de rolamento. Como a preferência é para quem está fazendo a rotatória, se formam filas dos veículos que vão em direção à região do Bairro Rita Vieira  ou  daqueles que vão para a região do Bairro Tiradentes, pela Rua José Nogueira Vieira.

A expectativa é que com a mudança o tráfego tenha  maior fluidez e seja reduzido o tempo do deslocamento.  O condutor que vem do bairro conseguirá seguir em frente pela Três Barras ou entrar na José Nogueira Vieira, com o tráfego regulado por semáforo.  Hoje, para fazer trajeto em direção ao Centro, o motorista  precisa entrar na José Nogueira, passar pela Rua Final, entrar na Marquês de Lavradio, para então voltar à Três Barras, depois da rotatória.

Outra alteração prevista é para quem vem do Bairro Vilas Boas pela Rua Domingo Jorge Velho, que passará a ser mão única (descendo) na última quadra. O condutor não conseguirá entrar na Avenida Três Barras. Terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, onde também haverá semáforo .

Na sequência do reordenamento do trânsito na rotatória está programada a continuidade do recapeamento da Avenida Três Barras, desde a Rua Conselheiro Furtado (onde foi interrompida) até a rotatória com a Avenida Gabriel Del Pino.

Quarta  intervenção

Este será o quarto reordenamento do trânsito em rotatórias desde 2017. Nas rotatórias da Nelly Martins com Mato Grosso; Gury Marques /Interlagos e Joaquim Murtinho/Ceará, a solução para os gargalos no tráfego foi a instalação de semáforos que passaram a regular o fluxo de veículos. Em média, circulam diariamente nestas rotatórias mais de 110 mil veículos. Já estão em andamento as intervenções no trevo Imbirussu, nas avenidas Bandeirantes, Marechal Deodoro e Manoel da Costa Lima.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno, essa intervenção será significativa para todos que utilizam a via, inclusive os pedestres. “A Avenida Três Barras se tornou uma importante ligação com a região sul da cidade. Além disso, com o aumento da quantidade de condomínios residenciais e comércios implantados na região, houve a necessidade de garantir mais segurança e fluidez para os veículos, ciclistas e pedestres”, disse.

Está no planejamento da Prefeitura o reordenamento do trânsito das rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo. Também será semaforizada a rotaria das ruas Rui Barbosa, 14 de Julho e Avenida Rachid Neder.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo