CulturaDestaquesMato Grosso do Sul

Projeto ‘Inclusão nas Telas’ debate sobre autismo no dia 31 de maio

Para encerrar a edição 2021/2022, o Projeto de Extensão Inclusão nas Telas promoverá a  discussão com o tema “Autismo em Debate”, de modo remoto, no dia 31 de maio, às 17h30 (MS)/ 18h30 (Brasília).

No encontro ocorrerá a exibição de um curta metragem, com discussão da Fonoaudióloga Infantil, Rosangela Silva de Moura, e mediação do Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Moises, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O evento é aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia. Os presentes receberão certificado de 4 horas-atividade.

A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos- NuPeQ/UEMS no YouTube – Clique aqui para acessar. 

Sobre os participantes – A convidada Rosangela Silva de Moura é Fonoaudióloga Infantil; Pós-Graduada em: Neuroaprendizagem; Transtorno do Espectro Autista; Distúrbios da fala e linguagem; Transtorno Global do Desenvolvimento; Linguagem Alternativa e Aba.

O mediador Ronaldo Rodrigues Moises é professor efetivo das redes estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, técnico do laboratório de acessibilidade e inclusão da UEMS, possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), pós graduações Lato-sensu em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010), e Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). É Mestre em Educação pela UEMS (2015), e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pesquisas voltadas à educação da pessoa com deficiência, inclusão, Educação Física e organização do trabalho didático.

Sobre o projeto

O projeto de extensão tem como foco promover a sensibilização e a reflexão sobre a educação, direitos humanos e cidadania das pessoas com deficiência e conta com as seguintes  parcerias: Associação de Doenças Neuromusculares de MS – ADONE, Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos – NuPeQ/UEMS, Ordem dos Advogados do Brasil- OAB/MS, Conselho Diocesano de Pessoas com Deficiência – CODIPED, Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Estado de MS – CAP/DV,  Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas/Ismac,  Associação dos Deficientes Visuais de MS/ADVIMS, Fundação de Cultura de MS – FCMS, Sociedade em Prol da Acessibilidade de MS/ SPA, Secretaria de Estado de Educação/SED/MS.

Importante destacar que todas as discussões realizadas pelo projeto no ano de 2021 estão disponíveis no canal do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos- NuPeQ/UEMS no YouTube na playlist Palestras. Saiba mais em: https://www.youtube.com/channel/UCQbvHsIZXoYnYwptUlkWtcQ

Comunicação UEMS

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo