Campo GrandeConstruçãoDestaquesFixo

Revitalização da Praça Itanhangá é aval para nova torre na região do antigo Comper

Responsável pelas obras irá erguer edifício que terá capacidade para 96 unidades habitacionais na quadra de cima da rua Joaquim Murtinho

Firmado entre a Prefeitura e a Northern Capital Ltda., o acordo que recomenda revitalização de cinco pontos da Praça Itanhangá será a compensação por um novo edifício com 96 unidades habitacionais, localizado próximo ao antigo Comper.

Localização da torre única. Foto: Reprodução

Vale lembrar que esse compromisso foi firmado ainda em 18 de agosto do ano passado, para revitalização da Praça Itanhangá, em compensação pela construção de um multiresidencial, localizado na esquina entre as ruas Alberto Neder e Castro Alves.

Com nome fantasia Evo Evolução Urbana, a Northern fica sujeita – em âmbito administrativo – a não emissão do habite-se desse empreendimento multiresidencial em caso de descumprimento do Termo de Compromisso.

Importante frisar que esses termos são voltados para os empreendimentos geradores dos chamados “impactos de vizinhança”, e servem para adoção de medidas que diminuam ou compensem os impactos de implantação, concretizadas por obras em equipamentos públicos.

“Para os empreendimentos cujo licenciamento necessitem da elaboração prévia de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), serão expedidas as diretrizes urbanísticas contendo as medidas atenuadoras, mitigadoras e/ou compensatórias relativas aos impactos decorrentes de sua implantação, a serem executadas às custas do empreendedor”, esclarece o executivo em nota.

Como abordado no início dessa semana, a revitalização da Praça recomenda que sejam tratados os seguintes pontos:

Recuperação da pista de caminhada;

Recuperação de três pontes de passeio;

Revitalização do parque infantil, com pintura e manutenção dos equipamentos e renovação do tanque de areia, com material tratado, antialérgico e atóxico, próprio para este fim;

Recuperação da quadra poliesportiva, com pintura, manutenção das grades de proteção e do alambrado e colocação de rede nas balizas;

Inserção de placa vertical de identificação, com as informações referentes à requalificação da praça, bem como projetar e implantar monumento, conforme orientações da Planurb.

Ações ao redor dos anos

Localizado na região central, entre as ruas Chaadi Scaff e Antônio Oliveira Lima, a Praça Itanhangá abriga a nascente do Córrego Vendas, sendo lar, inclusive, para peixes e animais silvestres, como cotias e as mais diversas espécies de pássaros.

Inaugurada antes da virada do milênio, a praça foi completamente revitalizada pelo Executivo municipal e adotada em seguida pela Fundação Lowtons de Educação e Cultura (FUNLEC) ainda em 16 de junho de 1999.

Foi em 28 de agosto de 2011 que o então prefeito, Nelson Trad Filho (PMDB), inaugurou na Praça Itanhangá uma unidade da academia ao ar livre. De lá para cá, por diversas vezes a praça foi alvo de pedidos de revitalização.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo