Destaques

Saúde: Sintomas que indicam que a tireoide não está bem

Localizada no pescoço dos seres humanos, a tireoide é uma glândula muito importante em nosso organismo, pois é responsável pela definição de alguns sistemas endócrinos essenciais, garantindo a manutenção de hormônios e de taxas metabólicas. Composta de dois lobos que estão conectados por uma única faixa de tecido, algumas pessoas, ao tatear o pescoço, logo abaixo do “pomo de Adão”, poderão identificar o local exato dessa glândula.

A função básica dela é garantir que o sistema hormonal siga em equilíbrio no corpo humano, sobretudo porque há três componentes essenciais em sua concepção, influenciando o metabolismo, a síntese de proteínas e o crescimento de seres em desenvolvimento, como crianças e adolescentes.

Embora normalmente a glândula não apresente qualquer tipo de alteração durante a vida, há alguns distúrbios que podem afetá-la causando doenças, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidite, bócio, nódulos e câncer de tireoide.

Neste texto, você pode conferir alguns dos principais sintomas que mostrarão determinados problemas na tireoide e por que estar sempre atento a essa área do organismo é essencial para a nossa saúde.

Em algum momento da vida, certamente passaremos por alguma situação específica em que nossa garganta ficará inflamada por qualquer problema que seja. Pode ser um simples resfriado ou uma gripe, algum episódio de alergia ou ainda uso prolongado da voz sem nenhuma pausa.

Embora tudo isso esteja associado a causas simples, se houver desconfortos constantes, isso pode indicar problemas na tireoide, sobretudo porque a localização dela no organismo é bastante próximo de onde a glândula se encaixa. Não hesite em buscar ajuda médica quando perceber algo anormal.

Por tratar diretamente com sistemas hormonais, a tireoide é capaz de modificar o humor de uma pessoa, que, inclusive, pode apresentar sinais de estresse acima do normal. Além disso, raiva, irritação, ansiedade e tristeza também estão associadas ao hipotireoidismo, sobretudo porque essa disfunção ocorre quando hormônios da tireoide não conseguem ser produzidos em uma quantidade suficiente para todo o corpo.

Embora muitas vezes acreditemos que a nossa concentração esteja ligada ao sistema nervoso, os hormônios também podem afetar diretamente esse campo tão importante para o nosso cotidiano que, inclusive, pode influenciar diretamente em nossas atividades cotidianas. Dificuldades para concentração têm relação com outros problemas, mas também pode indicar que a tireoide está precisando de atenção.

Cansaço, sonolência e até mesmo dores musculares sem ter-se esforçado com grande ênfase nos últimos tempos podem indicar que a tireoide está apresentando algum problema que precisa ser identificado o quanto antes para que seja tratado da maneira mais adequada. Dessa maneira, não descarte essa possibilidade quando procurar auxílio médico, principalmente porque estar com fadiga o tempo inteiro pode ser prejudicial em inúmeros campos de nossa vida.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo