ClimaFixoMato Grosso do Sul

Tempo seco: 13 municípios de MS estão a 30 dias consecutivos sem chuva

Campo Grande está há 20 dias sem precipitação e não há previsão de chuva para esta semana

Coxim, Três Lagoas, Bataguassu, Bela Vista, Ponta Porã, Água Clara, Pedro Gomes, São Gabriel, Rio Brilhante, Ivinhema, Paranaíba, Sonora e Santa Rita do Pardo estão a 30 dias consecutivos sem chuva, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Não chove desde 13 de julho de 2022 na Capital, portanto, Campo Grande está a 20 dias consecutivos sem chuva, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Helena Balbino.

A média de chuvas foi de 3 milímetros em Mato Grosso do Sul, de acordo com Abrahão. Dos 79 municípios, Corumbá (13,6 mm) registrou o maior volume de chuvas.

Uma massa de ar quente e seca está sob o Estado, provocando altas temperaturas, ausência de chuvas, sol, céu limpo, tempo firme e umidade do ar baixíssima.

Os recordes de baixa umidade deste fim de semana ocorreram nos municípios do norte de Mato Grosso do Sul (19%) e nordeste (25%), segundo a meteorologista Helena Balbino.

Coxim, município localizado a 253 quilômetros de Campo Grande, registrou recorde nacional de baixa umidade do ar (15%) no mês de julho de 2022.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo e laranja de baixa umidade, que pode variar de 12% a 30% em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade indicada é de no mínimo 60%.

Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. O instrumento utilizado para medir a umidade é o higrômetro.

O clima seco é típico da estação de inverno, que teve início em 21 de junho e terminará em 22 de setembro de 2022.

O tempo seco favorece o surgimento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta, de acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos.

Os sintomas das doenças citadas são muito parecidos com os da Covid-19, portanto, a população deve ficar alerta.

Previsão do tempo para o fim de semana

A previsão para esta semana é de calor, sol, céu limpo e tempo seco em Mato Grosso do Sul, de acordo com Abrahão.

Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar permanecerá baixa, entre 15% e 60%.

Uma frente fria fraca deve atingir o Estado a partir desta sexta-feira (5) e provocar leve queda nas temperaturas. As temperaturas devem cair de 30ºC para 25ºC.

“Não há previsão de chuvas decorrer da semana, mas sexta-feira, nova frente fria chegando ao sul do estado, com nuvens, pouca a nenhuma chuva e sem queda acentuada na temperatura”, afirmou Abrahão.

Recomendações

Segundo orientações do Ministério da Saúde, em caso de tempo seco o cidadão deve:

Beber dois litros de água por dia

Evitar atividades físicas das 9h às 17h

Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água

Evitar exposição solar

Hidratar a pele

Evitar ambientes fechados

Evitar uso de fogo

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo