BrasilCrimes BárbarosDestaquesPolícia

Vânia Basílio: acusada de matar ex-namorado no ato sexual fará novo exame psiquiátrico em RO

Jovem fará exame para tentar ir ao regime semiaberto. Avaliação será feita em Porto Velho.

Vânia Basílio Rocha, acusada de matar o ex-namorado a facadas no ato sexual, vai passar por um novo exame psiquiátrico na quarta-feira (30). Segundo informações obtidas pela Rede Amazônica, Vânia fará a avaliação em Porto Velho com objetivo de cumprir o restante da pena no regime semiaberto. Um laudo psiquiátrico feito em 2016 aponta Vânia como sociopata.

 

Nesta terça-feira (29), Vânia foi levada à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena, cidade onde está presa, para passar por exames de corpo de delito. O exame faz parte do procedimento exigido para que a acusada seja levada à capital Porto Velho.

 

 

Em 2018, Vânia ganhou direito de progredir para o regime semiaberto, porém a Justiça ressaltou que ela teria que passar por um psiquiatra a fim de ser atestado que a detenta está apta para viver em sociedade.

 

No exame feito no ano passado, Vânia foi reprovada e agora tenta um novo laudo. Segundo a defesa de Vânia o exame está marcado para esta quarta-feira.

 

De bom comportamento a casamento

Vânia foi condenada a 13 anos de prisão, mas teve a pena reduzida para 8 anos e cumpre pena no regime fechado por ter matado o ex-namorado a facadas, durante o ato sexual, em dezembro de 2015. A defesa pediu progressão para o regime semiaberto no ano passado, mas o pedido foi negado em primeira e segunda instância.

 

Segundo a direção da unidade prisional de Vilhena, a jovem continua com bom comportamento e trabalha e estuda dentro da unidade.

 

 

Em janeiro deste ano, Vânia conseguiu uma autorização judicial para casar, em Vilhena. A cerimônia foi realizada no cartório da cidade e o “sim” para o noivo foi acompanhado de beijos.

 

‘Queria matar alguém’

Na época em que matou ex a facadas, a acusada confessou ter matado Marcos Catanio Porto e disse: “queria matar alguém”. Antes do assassinato, a jovem chegou a escrever um post no Facebook afirmando não ter sido uma má namorada.

 

Um laudo feito meses depois da prisão apontou que Vânia é sociopata. No júri em que foi condenada, em setembro de 2016, a acusada fez cara de fúria ao ouvir a sentença. Em setembro de 2017, a jovem foi agredida por uma detenta e chegou a sair para registrar boletim de ocorrência.

 

Por G1, Rede Amazônica

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo