A pauta do encontro entre Elon Musk e Bolsonaro

O bilionário Elon Musk e o presidente Jair Bolsonaro devem se encontrar em São Paulo nesta sexta-feira (20). A visita ao Brasil do homem mais rico do mundo foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Já se sabe que o provável novo dono do Twitter tratará da conectividade e da proteção da Amazônia. Este colunista apurou que pelo menos uma iniciativa do governo deve estar na pauta do encontro.

O projeto Norte Conectado prevê a instalação de fibra ótica nos leitos dos rios de estados na região amazônica. O projeto é considerado essencial para levar conectividade a uma região que ainda sofre um apagão de dados enquanto outras partes do planeta passam por uma profunda transformação digital. Serão 12 mil quilômetros de cabos, com a projeção de impactar 10 milhões de pessoas.

Antena para acesso à internet — Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

Antena para acesso à internet — Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

De que forma Musk poderia contribuir? Por meio da Starlink, empresa com a proposta de levar banda larga via satélite para regiões de difícil acesso. Os usuários contam com uma antena que fica do lado de fora – normalmente no telhado – e que se comunica com os satélites não geoestacionários para a transmissão de dados. Seria uma maneira de chegar a áreas onde a instalação da fibra ótica é impraticável hoje em dia.

Em outras palavras, a tecnologia da empresa de Musk poderia complementar o que está previsto hoje no Norte Conectado. De acordo com o Ministério das Comunicações, a iniciativa deve chegar a 58 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Lançamento de foguete para serviço da Starlink — Foto: Reprodução/SpaceX

Lançamento de foguete para serviço da Starlink — Foto: Reprodução/SpaceX

Numa nota enviada às 10h20, o Ministério das Comunicações divulgou que serão anunciadas ações do Governo Federal para “o uso de tecnologia avançada para a preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais”.

Faria também deve abordar as ações da Anatel na região Norte e os projetos de conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos. “A meta do ministério é conectar 100% das escolas até o final do ano e fazer com que a tecnologia ajude na preservação da floresta e no desenvolvimento da região”, encerra a nota.

Fábio Faria e Elon Musk tiveram reunião em novembro de 2021 nos EUA — Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

Fábio Faria e Elon Musk tiveram reunião em novembro de 2021 nos EUA — Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações autorizou a operação comercial da Starlink no Brasil em janeiro deste ano. Os documentos registrados no órgão explicam que a empresa terá 4.408 satélites posicionados na órbita da Terra. A promessa é de download de arquivos à taxa de 100 Megabits por segundo (o famoso Mega) e envio a 20 Mega.

Nada impede que o encontro entre Musk e Bolsonaro leve a outros assuntos, como o futuro do Twitter. Musk se diz um ferrenho defensor da liberdade de expressão. Também já afirmou que foi um erro banir permanentemente o ex-presidente Donald Trump – decisão tomada após o mandatário insuflar a violência no ataque ao Capitólio.

As falas do homem mais rico do mundo têm aderência junto aos bolsonaristas, que criticam as medidas tomadas por redes sociais como Twitter e Facebook para combate à desinformação.

Fonte: Tech Tudo

Total
0
Shares
Previous Post

Pessoas em carro preto usam .40 para disparar contra carrinho de lanches em Corumbá

Next Post

Aquidauana estreia nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul com vitórias

Related Posts