Campo GrandeDestaquesTrânsito

Agetran divulga que 78% das mortes no trânsito em Campo Grande envolvem pessoas não habilitadas

Os dados recentes divulgados pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) revelam uma realidade preocupante: 78% das mortes em acidentes de trânsito na capital sul-mato-grossense são de pessoas não habilitadas. A gerente de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, destaca que essa estatística aponta para a necessidade urgente de conscientização e fiscalização no trânsito.

Somente no mês de abril até o dia 22, quatro vidas foram perdidas em decorrência de acidentes de trânsito em Campo Grande. Ivanise ressalta que, dentre as irregularidades identificadas, estão condutores que não possuem habilitação, os que estão com a CNH suspensa ou irregular, e até mesmo os que estão habilitados em categoria diferente da necessária.

A velocidade excessiva é apontada como o principal fator de risco nos acidentes. Ivanise enfatiza que “não é acidente”, pois todo sinistro de trânsito está associado a uma infração. Até o momento, a Agetran registrou 2.241 acidentes na capital, resultando em 18 óbitos, sendo 14 de motociclistas.

Os condutores de motos, especialmente os jovens entre 18 e 25 anos, são os mais vulneráveis, devido à combinação de alta velocidade e fragilidade em relação aos demais veículos. A gerente destaca que a engenharia viária é pensada para comportar eventuais erros dos condutores, ressaltando a importância da fiscalização para coibir infrações e prevenir acidentes. Enfatiza a necessidade de respeitar os limites de velocidade para garantir a segurança de todos os usuários das vias.

 

Fonte CE

Redação Gdsnews