FixoMato Grosso do Sul

Assomasul participa da XXIII Marcha à Brasília

Após dois anos sem a tradicional marcha dos prefeitos, a XXIII edição da Marcha à Brasília em defesa dos municípios foi um sucesso.

Tivemos a participação de mais da metade dos prefeitos de Mato Grosso do Sul, que juntos somaram forças buscando apreciação das pautas municipalistas.

Prefeitos voltam pra casa com a bagagem repleta de conhecimento, informação e seguros do apoio da Assomasul e da CNM em defesa sempre do municipalismo.

O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Junior, levantou a importância da participação ativa dos prefeitos no evento em Brasília e falou sobre algumas pautas importantes que serão debatidas.

“A Marcha é uma oportunidade para que os prefeitos possam ver que nós enquanto Assomasul e a CNM não estamos de braços cruzados, todas as pautas municipalistas que chegam até nós estão sendo encaminhadas. Outro fato importante são as pautas levantadas durante a Marcha, tais como a Pec 122, a lei da improbidade entre outras causas municipalistas, saímos daqui respaldados das ações que podemos e devemos fazer. Além disso, a vinda para a Marcha, mostra a união dos prefeitos e a força das entidades, nesse caso, da nossa Assomasul”. salientou Valdir Junior.

Além das pautas municipalistas, os participantes puderam conhecer e ouvir os presidenciáveis e desde já conhecer as suas propostas.

Durante toda a programação da Marcha, os prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de ouvir os debates e também de conhecer os estandes montados no evento.

“Estivemos em alguns estandes que é onde a gente pega essas ideias maravilhosas e vamos implantar em cada município”, afirmou Juliano Ferro, prefeito de Ivinhema.

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro também comentou sobre a oportunidade de adquirir conhecimento nos estandes e aproveitou para agradecer o presidente Valdir Junior.

“Eu quero cumprimentar e agradecer nosso presidente Valdir Junior que nos trouxe aqui e nos deu a oportunidade de ouvir esses debates, trocar experiencias e visitar os estandes com ideias inovadoras”.

Entre as prefeitas que tiveram uma programação voltada para as mulheres durante a Marcha, a satisfação de participar do evento foi unânime, elas elogiaram a iniciativa do presidente Junior em montar uma caravana com os gestores do MS e ressaltaram a importância desta Marcha.

Para Vanda Camilo, prefeita de Sidrolândia a Assomasul teve total importância para os prefeitos e prefeitas. “O Junior a frente da Assomasul fez um trabalho maravilhoso nesta Marcha, eu pela primeira vez prefeita, primeiro evento que participo só tenho a agradecer nosso presidente por essa iniciativa”.

“A Assomasul tem feito um papel de suma importância proporcionando essa experiência a todos os prefeitos, aqui estamos adquirindo conhecimento e tendo muitos contatos, só temos a agradecer nosso presidente Junior”, afirmou Clediane Matzenbacher, prefeita de Jardim.

Gerolina Alves, prefeita de Água Clara, que faz parte da diretoria da Assomasul, também agradeceu a oportunidade de estar na Marcha. “Eu quero parabenizar todos os organizadores da nossa vinda para a Marcha, esse evento que realmente vem contribuindo e muito para todos os prefeitos do Brasil.

Outra unanimidade entre os prefeitos e prefeitas que participaram do evento, foi da importância da Marcha para as pautas municipalistas.

“Um evento grandioso, temos aqui mais de 7 mil pessoas entre prefeito e vereadores, nossa presença é muito importante em eventos que defendem os interesses dos municípios”, afirmou José Paleari, prefeito de Nova Alvorada do Sul.

O prefeito Willian, de Pedro Gomes lembrou sobre a importância do Pacto Federativo. “ As coisas acontecem no município, então o pacto federativo tem que ser colocado em prática, é menos Brasília e mais Brasil”.

O prefeito de primeiro mandato, Clovis, de Taquarussu, agradeceu a oportunidade de participar. “Aqui pudemos discutir várias pautas municipalistas, levar nossas reinvindicações ao Congresso, quero agradecer ao presidente Junior, estamos voltando pra casa com muitos conhecimentos”.

Sem dúvida a Marcha é um evento importantíssimo para o municipalismo, o maior da américa Latina, que proporcionou troca de experiências, discussões, apresentação de questões municipais ao Congresso Federal e já vem colhendo frutos, como por exemplo a Lei das Associações que vai a sanção, uma grande conquista municipalista.

ASSOMASUL / REDAÇÃO

LV
the authorLV